Comunicando ciencia: las redes sociales como canales para compartir acciones de extensión de la UFGD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17836

Palabras clave:

Redes sociales, Instagram, Extensión universitaria, Comunicación digital

Resumen

Este estudio analiza el impacto del uso de la red social Instagram en la divulgación de las actividades de extensión universitaria en la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD), Brasil. En un mundo digital en constante evolución, donde plataformas como Instagram, Tiktok, X (antes Twitter), Facebook y YouTube juegan un papel importante en la formación de la opinión pública, las universidades enfrentan el desafío de adaptar sus estrategias de comunicación para llegar a una audiencia más amplia y diversa. . Este artículo investiga cómo el Decano de Extensión y Cultura/PROEC de la UFGD utilizó la red social Instagram para aumentar la visibilidad de sus acciones de extensión, contribuyendo a una mayor comprensión y valorización de la universidad en la sociedad. Adoptando un enfoque metodológico mixto, el estudio analizó datos cuantitativos extraídos de las métricas de engagement de esta plataforma online, durante los años 2022 a 2023 y realizando un análisis cualitativo del contenido de las publicaciones. El análisis de los datos reveló un crecimiento constante en el número de seguidores y un aumento significativo en la participación del público con contenidos relacionados con las acciones de extensión universitaria. El estudio concluye que las redes sociales ofrecen una forma efectiva y de bajo costo para que las universidades den a conocer sus actividades de extensión. La segmentación de contenidos posibilitada por las redes sociales, centrándose en diferentes aspectos del trípode universitario (docencia, investigación y extensión), emerge como una estrategia prometedora para mejorar la comunicación y fortalecer la imagen institucional. Se recomienda una inversión continua en estrategias de comunicación digital y un seguimiento constante para adaptar los enfoques a los cambios en las plataformas y las preferencias de la audiencia.

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Biografía del autor/a

Willian Alves Pagnoncelli, UFGD/Técnico-Administrativo

Graduação em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2019), Graduação em Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010) e finalizando a graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Única (dez/2023). Especializações lato sensu em Direito Administrativo (Faculdade Focus 2023), Gestão Estratégica de Pessoas (Faculdade Focus 2022) e MBA em Gestão Pública (FACEL 2018). Atualmente está chefe a Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PROEC da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Foi Professor da Equipe de Gestão - do SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, de 2013 até 2017, ministrando aulas como Gestão e Marketing, Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de Processos etc.. Tem experiência profissional na área de Gestão, liderando equipe de 40+ pessoas, especialmente Gestão da Qualidade/Melhoria Contínua e Excelencia Operacional em empresa multinacional em industria de alimentos em São Paulo - SP.

Alzira Salete Menegat, UFGD/Docente do Ensino Superior

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professora Titular, da Universidade Federal da Grande Dourados, na Faculdade de Ciências Humanas, nos cursos de Ciências Sociais e na Pós-Graduação em Sociologia - linha de pesquisa Cidadania, Diversidade e Movimentos Sociais. Desenvolveu coordenação compartilhada de 2008 a 2012, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA,no curso de Especialização Estudos de Gênero e Intercultuiralidade/PRONERA (2011-2013) e no curso de Pós-graduação (nível de especialização) Residência Agrária/PRONERA (2012-2015). Está como coordenadora de Extensão, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFGD. Atua com pesquisas e ações de extensão na área de Sociologia, com ênfase em Assentamentos Rurais, nos seguintes temas: movimentos sociais, assentamentos rurais, relações de gênero, educação do campo. Coordena o grupo de Pesquisa Sociedades e culturas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul.

Fabiola Renata Cavalheiro Caldas, UFGD/Técnico-Administrativo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), Especialização em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011), e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é assistente em administração na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Pagnoncelli, W. A., Menegat, A. S., & Caldas, F. R. C. (2023). Comunicando ciencia: las redes sociales como canales para compartir acciones de extensión de la UFGD. RealizAção, 10(20), 05–22. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17836