Importância do Programa de Integração da Universidade ao Campo – PROIN para os graduandos em Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.13001Palabras clave:
Extensão. Integração. Práticas Zootécnicas.Resumen
A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora na aquisição de habilidades importantes na futura prática profissional. Nesse contexto objetivou-se com este trabalho realizar uma análise sobre as atividades do Programa De Integração Da Universidade Ao Campo – PROIN, da Universidade Estadual de Montes Claros, Campus de Janaúba, situada no Norte de Minas Gerais, quanto às visitas feitas pelos alunos de Zootecnia de forma estratégica visando integrar o universitário à realidade rural, permitindo o aprimoramento técnico acerca das atividades práticas da graduação. O desenvolvimento das atividades e visitas do PROIN foram realizadas em diversos municípios de Minas Gerais no período de 2005 a 2019, com a participação de acadêmicos do 6°, 7°, 8° e 9° períodos de Zootecnia que visitaram fazendas leiteiras, haras, granjas, fábricas de ração, além de outros empreendimentos que estão relacionados diretamente à atuação profissional do zootecnista. As visitas tinham como proposito a interação dos estudante com a realidade do campo, de modo que os mesmos tinham a oportunidade da troca de saberes e conhecimento acerca das atividades rurais. Conclui-se que as atividades do Programa De Integração Da Universidade Ao Campo é de grande importância para formação dos alunos à futura vida profissional, permitindo-os de forma interativa a vivência das práticas de campo. Já para os produtores as visitas são importante devido a troca de saberes.
Descargas
Citas
ARANTES, Á. R., & DESLANDES, M. S. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, pag. 179-183. 2017.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça. Brasília-DF, 2007.
CARNEIRO, J. A.; COSTA, F. M. DA; LIMA, C. C.; OTAVIANO, M. R.; FRÓES, G. J. Unimontes solidária: interação comunitária e prática médica com a extensão. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 10, n. 1, 2011.
CORRÊA, É. J. Política Nacional de Extensão. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte- MG. 2007.
KLEIN, R., SCHEIDEMANTEL, S. E., & TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o Projeto Construir. In II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Anais... Belo Horizonte. 2004.
NOGUEIRA, M. D. P. Manual sobre a extensão universitária para o aluno da UFMG. Belo Horizonte: UFMG; pag. 126, 2005.
OLIVEIRA, E. R.; MONÇÃO, F. P.; RAMOS, M. B. M.; GABRIEL, A. M. A.; FARIAS, M. F. L.; MOURA, L. V. Práticas extensionistas no desenvolvimento sustentável da comunidade quilombolade dourados, mato grosso do sul. Em Extensão, v. 11, n. 2, p. 82-95, 2012.
OLIVEIRA, E. R.; MUNIZ, E. B.; GABRIEL, A. M. A.; MONÇÃO, F. P.; GANDRA, J. R.; GANDRA, E. R. S.; PEREIRA, T. L.; SILVA, M. S. J.; GOUVEA, W. S.; CARMO, A. A.; PEDRINI, C. A.; BECKER, R. A. S. Produção de feno orgânico como estratégia de suplementação volumosa para ruminantes produzidos nas comunidades rurais de mato grosso do sul. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v..4, n.8, p-87-97, 2017.
SILVA, A. L. D. B., SOUSA, S. C. D., CHAVES, A. C. F., SOUSA, S. G. D. C., ROCHA FILHO, D. R. D. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE on line, 2019.
SILVA, J. T.; DE SOUZA, C. F.; DE SOUZA. B. M. S.; DA SILVA W. G; DE GABRIEL, A. M. A.; DE OLIVEIRA, E. R.; DURÃES, H. F. (2020). Utilização da Apicultura como fonte de renda para pequenos produtores. Realização, v. 7, n. 13, 121-130. 2020
VELLOSO, T. R. & ALMEIDA, A. S. DE. TRAJETÓRIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFRB: DA CONCEPÇÃO ÀS PRINCIPAIS POLÍTICAS ACADÊMICAS. Extensão Universitária na UFRB, 2º edição, v. 2, pag. 17-23, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.