Sensibilização ambiental de estudantes de uma escola estadual no noroeste do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12385Palabras clave:
Educação ambiental, Meio Ambiente, Reciclagem, Resíduos sólidos.Resumen
Nas escolas, atividades relacionadas à Educação Ambiental auxiliam na formação de cidadãos conscientes, capazes de atuarem na realidade socioambiental atual e comprometidos com o meio ambiente. Desta forma, no presente trabalho objetivou-se promover a sensibilização ambiental, com ênfase no gerenciamento dos resíduos sólidos, em estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias em Três Passos/RS. O trabalho foi desenvolvido na referida escola com 15 alunos do 5° ano. A primeira etapa do estudo consistiu na observação visual das condições momentâneas da separação dos resíduos sólidos na escola e determinação da massa dos mesmos. Após, realizou-se a aplicação de um questionário avaliando o conhecimento dos participantes do projeto sobre a reciclagem. Posteriormente procedeu-se a sensibilização ambiental através de palestras, oficinas pedagógicas, vídeos e jogos didáticos e, por fim, fez-se nova avaliação dos temas para atestar a afetividade da sensibilização. Como resultados observou-se que a separação inicial não estava adequada, embora os alunos apresentassem conhecimento teórico sobre a separação. As atividades de sensibilização permitiram elevada motivação e mudanças de atitudes com relação à reciclagem e reuso de materiais. Portando, pode-se concluir que os alunos do 5° ano entenderam que a correta segregação e reciclagem dos resíduos é importante, pois seu descarte inadequado pode reduzir a qualidade do solo, água e ar e, consequentemente, afetar os seres vivos.
Descargas
Citas
BALDIN, A. C. Educação Ambiental: Desafios e Sucessos no Brasil e no Mundo. Limeira. 2015. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso). Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, 2015.
BRASIL, A. M.; SANTOS, F. Equilíbrio ambiental e resíduos na sociedade moderna. São Paulo: Faarte Editora Ambiental, 2004, 223p.
BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: www:https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=50EE32BD99AF52EB7D5DB8E7E03AE765.node1?codteor=634068&filename=LegislacaoCitada+-PL+4692/2009. Acesso em: 26/março/2020.
CALDERAN, T. B. Consórcios intermunicipais: condições e possibilidades de atendimento da política nacional de resíduos sólidos (PNRS) a partir do princípio da visão sistêmica. 2018, 322 f. (Tese de Doutorado). Lajeado/RS. Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade do Vale do Taquari -Univates, 2018.
CASARIN, D. S. Diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos no município de Morro Redondo/RS. 2013. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso). Pelotas/RS. Universidade Federal de Pelotas, 2013.
COELHO, H. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. 85p.
CORRÊA, L. B. et al. Análise social de um Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares. Revista Monografias Ambientais, v.14, n.2, p.193-201, 2015.
DIAS, S. M. F. Caracterização física dos resíduos sólidos urbanos: uma etapa preliminar no gerenciamento do lixo. In: XVIII Congresso Internacional de Inginiéria Sanitaria y ambiental. Cancún, México, 2002.
FELIX, R. A. Z. Coleta Seletiva em Ambiente Escolar. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, n.1, p.56-71, 2007.
FIGUEIRÓ, P. S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: proposta de uma estrutura analítica. 2015. 262 f. (Tese de Doutorado). Porto Alegre/RS, Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
FROTA, A. J. A. et al. Implantação de um sistema de coleta seletiva: aspectos legais e de sustentabilidade. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental. v.4, n.1, p.129-155, 2015.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Editora Papirus, 2007.
HATAMI-MARBINI, A. et al. A fuzzy group Electre method for safety and health assessment in hazardous waste recycling facilities. Safety Science, v.51, n.1, p. 414-426, 2013.
KGATHI, D. L.; BOLAANE, B. Instruments for sustainable solid waste management in Botswana. Wate management & research: journal of the International Solid Wastes Association, v.19, n.4, p.342-53, 2001.
KINDELL, E. A. I. et al. Educação Ambiental: Vários Olhares e Várias Práticas. 2ª ed. Curitiba: Editora Mediação, 2006.
LOMASSO, A. L. et al. Benefícios e desafios na implementação da reciclagem: Um estudo de caso no centro mineiro de referência em resíduos (CMRR). Revista Pensar Gestão e Administração, v.3, n.2, p.1-20, 2015.
MEDEIROS, A. B. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, p.1-17, 2011.
MONTEIRO, J. H. P. et al. Manual Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: Editora IBAM, 2001.
OBLADEN, N. L. et al.; Guia para Elaboração de Projetos de Aterros Sanitários para Resíduos Sólidos Urbanos. Paraná: Editora CREA, 2009.
OZÓRIO, M. S. et al. Promovendo a conscientização ambiental: Resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio sobre polímeros, plásticos e processos de reciclagem. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.10, n.2, p.11-24, 2015.
PETRY, D. R. et al. Gestão de Resíduos Sólidos: um estudo em uma empresa que atua na cidade de Xanxerê e região. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.19, n.2, p. 682-702, 2015.
REICHERT, G. A.; MENDES, C. A. B. Avaliação do ciclo de vida e apoio a decisão em gerenciamento integrado e sustentável de resíduos sólidos urbanos. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, v.19, n.3, p.301-313, 2014.
SÁ, M. B. Z.; GRIGGIO, M. S. Transformando lixo orgânico em adubo, preservando o meio ambiente e abordando conceitos químicos. Secretaria da Educação do Estado do Paraná, v.1, p.1-20, 2016.
SANTOS, C. F; SILVA, A. J. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental. v.5, n.2, p.4-19, 2017.
SARAIVA, V. M. et al. A prática pedagógica do ensino de educação ambiental nas escolas públicas de João Câmera-RN. Revista Holos, v.2, n.24, p.81-93, 2008.
SILVA, N. F. Reciclagem: a sensibilização na escola. 2013, 31 f. (Monografia de graduação). Medianeira/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.
SILVEIRA, D. M. Educação infantil e meio ambiente: diálogo que gera conscientização. Revista Bem Legal, v.3, n.1, p. 49-56, 2013.
SOUZA, O. et al. Jogando oportunidades no lixo uma estimativa dos benefícios potenciais da reciclagem em Porto Alegre. Indicadores Econômicos, v.43, n.1, p.115-128, 2015.
TRINDADE, N. A. D. Consciência Ambiental: coleta seletiva e reciclagem no meio ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera. v.7, n.12, p.15, 2011.
ZAMORA, G. F. Análise do processo de reciclagem dos resíduos sólidos na cidade de Porto Alegre: Unidades de Triagem e os catadores. 2013. 50 f. (Monografia de graduação). Porto Alegre/RS, Instituto de Geociências Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.