Sensibilização ambiental de estudantes de uma escola estadual no noroeste do Rio Grande do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12385

Palabras clave:

Educação ambiental, Meio Ambiente, Reciclagem, Resíduos sólidos.

Resumen

Nas escolas, atividades relacionadas à Educação Ambiental auxiliam na formação de cidadãos conscientes, capazes de atuarem na realidade socioambiental atual e comprometidos com o meio ambiente. Desta forma, no presente trabalho objetivou-se promover a sensibilização ambiental, com ênfase no gerenciamento dos resíduos sólidos, em estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias em Três Passos/RS. O trabalho foi desenvolvido na referida escola com 15 alunos do 5° ano. A primeira etapa do estudo consistiu na observação visual das condições momentâneas da separação dos resíduos sólidos na escola e determinação da massa dos mesmos. Após, realizou-se a aplicação de um questionário avaliando o conhecimento dos participantes do projeto sobre a reciclagem. Posteriormente procedeu-se a sensibilização ambiental através de palestras, oficinas pedagógicas, vídeos e jogos didáticos e, por fim, fez-se nova avaliação dos temas para atestar a afetividade da sensibilização. Como resultados observou-se que a separação inicial não estava adequada, embora os alunos apresentassem conhecimento teórico sobre a separação. As atividades de sensibilização permitiram elevada motivação e mudanças de atitudes com relação à reciclagem e reuso de materiais. Portando, pode-se concluir que os alunos do 5° ano entenderam que a correta segregação e reciclagem dos resíduos é importante, pois seu descarte inadequado pode reduzir a qualidade do solo, água e ar e, consequentemente, afetar os seres vivos.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Nunes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.

Divanilde Guerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitotecnia. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.

Ramiro Pereira Bisognin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Engenheiro Ambiental. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.

Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Engenheiro Ambiental. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.

Marciel Redin, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Engenheiro Agrônomo. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.

Patricia Inês Kemper Back, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Três Passos - RS.

Citas

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Nunes, A. P., Guerra, D., Bisognin, R. P., Bohrer, R. E. G., Redin, M., & Back, P. I. K. (2020). Sensibilização ambiental de estudantes de uma escola estadual no noroeste do Rio Grande do Sul. RealizAção, 7(14), 102–118. https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12385

Número

Sección

Relatos de Experiência