PRODUÇÃO CIENTÍFICA A RESPEITO DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA NOS SIMPÓSIOS BRASILEIROS DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v14i1.38174Palabras clave:
ensino, Climatologia, simpósioResumen
Atualmente, apesar de pesquisas acadêmicas mostrarem esforços contínuos, o ensino de Climatologia, em todos os níveis, carece de estudos que apresentem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima em aulas interessantes para os alunos e que se apropriem de outras capacidades cognitivas além da memorização. Foi esse contexto que motivou a elaboração dessa pesquisa com o objetivo de identificar a participação de trabalhos a respeito do ensino de Climatologia ao longo das nove edições do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, bem como refletir sobre os entraves do desenvolvimento de maiores pesquisas sobre o tema por parte da comunidade de geógrafos que desenvolve estudos nessa área. Para tanto, utilizou-se o levantamento dos cadernos de resumos publicados nos eventos. Os resultados mostraram que ainda há uma lacuna a ser preenchida na área de ensino de Climatologia para que novas práticas pedagógicas sejam desenvolvidas e visem o sucesso da aprendizagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença