PROJETO COLETIVO SOBRE AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ercília Torres Steinke
  • Edson Soares Fialho

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.45829

Palavras-chave:

Ensino, Climatologia, Livro didático

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os principais resultados de um projeto de pesquisa coletivo que envolveu pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, com a finalidade de analisar um conjunto de livros didáticos de Geografia, dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, para identificar como o clima e o tempo são abordados, qual o paradigma utilizado para essa abordagem e como os temas/fenômenos climáticos de escala global são tratados. Para tanto, 40 obras foram analisadas a partir de uma ficha de avaliação. Os resultados mostraram que, em grande parte das obras analisadas, a abordagem da Climatologia nos livros didáticos necessita ser revista para que o aluno possa efetivamente se apropriar de conhecimentos sobre o assunto, de forma articulada com outros temas e com significado para a sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-02-2021

Como Citar

Steinke, E. T., & Fialho, E. S. (2021). PROJETO COLETIVO SOBRE AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Climatologia, 20. https://doi.org/10.5380/abclima.v20i0.45829

Edição

Seção

Artigos