CLIMATOLOGIA: ENSINO E EMPREGO DE GEOTECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v13i0.33604Palavras-chave:
Climatologia, Ensino, GeotecnologiasResumo
O ensino de climatologia, nos dias de hoje, sofre com uma incômoda discussão, muitas vezes inerte e superficial referente às mudanças climáticas globais. Tal comportamento verificado não apenas em sala de aula abdica de um raciocínio dialético em favor de uma perspectiva do “políticamente correto”, abordado por Collischonn e Fialho (2007). Em um mundo de incertezas e avanços geotecnológicos é muito difícil encontrar opiniões convergentes. E por isso, é de se estranhar que o tema das questões climáticas globais, seja aceito sem reflexões, como se o determinismo climático imperasse novamente. E isto se torna mais grave em ambientes universitários de formação de professores, local fonte de disseminação de “saberes científico”, que não são “verdades absolutas” nas escolas, onde os alunos aceitam a informação de maneira inquestionável, ampliando a sensação de “certeza”, corroborada pela cobertura jornalística. Nesse cenário, o presente trabalho buscará refletir sobre o clima e o tempo, temas de interesse secular, no ambiente acadêmico e escolar, a fim de discutir neste artigo os problemas inerentes a transposição dos conhecimentos climatológicos produzidos pela academia até os bancos escolares, a fim de reduzir o fosso entre a universidade e a escola, bem como os desafios de aperfeiçoar os métodos de ensino no meio acadêmico, que agora contam com a possibilidade de novas geotecnologias para o processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença