UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR
Resumo
No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o “fazer científico” e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.Downloads
Referências
AB ́SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora, 2003.
ALLOCCA, R. A. Análise do campo térmico na área urbana de Ponte Nova-MG. 2018. 177f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.geografia.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGG/detalhes-da-tese?id=12778>. Acesso em: 30. Ago. 2020.
ALLOCCA, R. A.; FIALHO, E. S. O campo térmico no perímetro urbano de Ponte Nova-MG (Zona da Mata Mineira), em situações sazonais de verão e Inverno, no ano de 2017. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba-PR, v. 24, n. 15, p. 300-329, 2019. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60753>. Acesso em: 20 ag. 2020.
ALVES, R. S. Interações entre fatores e elementos do clima no percurso Ponte Nova – Viçosa – Ubá, Zona da Mata Mineira: identificação de diferentes ambientes termohigrométricos. 2015. 79 f. Monografia (Bacharel em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2015. Disponível em <http://www.geo.ufv.br/wp-content/uploads/2015/12/Rafael-de-Souza-Alves.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2020
CARLOS, A. F. A. (org). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000. 144p.
COLLISCCHON, E. Variação temporal e espacial da precipitação: Uma experiência didática. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 5, 2002, Curitiba. Anais..., Paraná: UFPR 2002.
COLLISCHONN, E.; FIALHO, E. S. Problematizando a inscrição sociocultural do pensamento “politicamente correto” em tempos de mudanças climáticas. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre, n. 33, p. 191-214, 2007. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/37435/24180>. Acesso em: 29 ago. 2012.
CORREA, W. S. C. Campo térmico e higrométrico da Regional Praia do Canto no município de Vitória (ES) 140f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES. Vitória, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/handle/10/3612>. Acesso em 18 ago. 2020.
COSTA, I. T.; WOLLMANN, C. A. A construção de instrumentos meteorológicos e o ensino dos elementos do clima em escolas do ensino básico do município de Itaara, RS. Ciência e Natura, Santa Maria-RS, v. 39, p. 189-206, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/29339>. Acesso em: 19 ago. 2020.
DANNI-OLIVEIRA, I. M. Procedimento de aferição de termômetros para atividades de campo em climatologia geográfica. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba-PR, v. 6, n. 1, p. 75-80, 2002. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/18517/12046>. Acesso em: 14 jun. 2020
DANTAS, S. P. O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo. REGNE, Caicó-RN, v. 2, n. Especial, p. 1378-1390, 2016. <http://www.periodicos.ufrn.br/revistadoregne>. Acesso em: 20 ago. 2020.
FIALHO, E. S.; VIEIRA, J. C. R.; MACHADO, D. V.; SILVA, A. P. R.; FREIRE, R. G. Enchentes, meio ambiente e planejamento: Um estudo de caso no município de Duque de Caxias. In: OLIVEIRA, R. S. (org.).: Baixada Fluminense: Novos estudos e desafios. Rio de Janeiro: Paradigma, 133-147p, 2004. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/308875369_Enchente_meio_ambiente_e_planejamento_Estudo_de_caso_no_municipio_de_Duque_de_Caxias>. Acesso em: 19 mar. 2020.
FIALHO, E. S. Práticas do ensino de Climatologia através da observação sensível. Ágora, Santa Cruz do Sul-RS, v. 13, n. 1, p. 105-123, 2007. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/112/71>. Acesso em: 20 ago. 2020.
FIALHO, E. S. A Geografia escolas e as questões ambientais. Revista Ponto de Vista. Viçosa-MG, n. 5, n. 1, p.49-63, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9722>. Acesso em: 20 ago. 2020.
FIALHO, E. S. Ilha de calor em cidade de pequeno porte: Um caso de Viçosa, na Zona da Mata Mineira. São Paulo: FFLCH/USP, 2009. 259f. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letra e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-22022010-154045/pt-br.php>. Acesso em: 30 Ag. 2020.
FIALHO, E. S. Estudos climáticos em sítios urbanos e rurais. In: FIALHO, E.S.; SILVA, C. A. (Org.). Concepções e Ensaios da Climatologia Geográfica. Dourados-MS: UFGD, 2012, v. 1, p. 83-114. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/327890815_ESTUDOS_CLIMATICOS_EM_SITIOS_URBANOS_E_RURAIS>. Acesso em: 26 ago. 2020.
FIALHO, E. S. As temáticas físicas e ambientais na Geografia Escolar. In: MAIA, D. (org.): Ensino de Geografia em debate. Salvador-BA: EDFBA, p. 91-113, 2014. 125p. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/323268120_As_tematicas_fisicas_e_ambientais_na_Geografia_Escolar>. Acesso em: 20 ago. 2020.
FIALHO, E. S. Climatologia: Ensino e emprego de Geotecnologias. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba-PR, v. 13, n. 1, p. 62-75, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/33604>. Acesso em: 15 ago. 2020.
FIALHO, E. S. Compreendendo a relação entre fatores e elementos do clima, a partir do aproveitamento didático do campo térmico no município de Viçosa-MG. Revista Ponto de Vista, Viçosa-MG, v. 8, n. 1, p. 62-75, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9214>. Acesso em: 15 ago. 2020.
FIALHO, E. S. Por uma geografia climática escolar: o tempo e clima através das canções populares regionais. Revista Ponto de Vista, Viçosa-MG, v. 9, n. 1, p. 36-53, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9628>. Acesso em: 26 ago. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acessado em: agosto de 2020.
KATUTA, A. L. A leitura de mapas no ensino de Geografia. NUANCES: estudos sobre educação. Presidente Prudente–SP, v. 8, n. 8, p. 167-180, 2002. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/426>. Acesso em: 30 ago. 2020.
LEAL, L. S.; FERREIRA, F. C. L.; GOMES, L. M. O estudo dos fenômenos térmicos-ambientais através da metodologia em espiral. Scientia Plena, Aracajú-SE, v. 15, n. 7, 10p. 2019. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/4829/2188>. Acesso em: 22 ago. 2020.
LIMA, M. G. Climatologia: Reflexões sobre o seu ensino no curso de Graduação em Geografia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 7, 2006. Rondonópolis-MT, Anais..., Mato Grosso: UFMT, 2006, cd-rom.
MARCHI, O. A. M.; CALIJURI, M. L.; COSTA, S. H. G.; LUGÃO, W. G.; SOUZA, P. J. A.; Leitura e Caracterização da Paisagem em Auxílio ao Planejamento da Ocupação Urbana de Ponte Nova – MG. Natureza & Desenvolvimento, Viçosa-MG, v. 1, n. 1, p. 41-50, 2005. Disponível em <http://www.cbcn.org.br/arquivos/p_leitura_nova-mg_1379590217.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2020.
MELO, H. L. S.; JOSÉ, R. V. S.; SANTOS, K. A.; GRECO, R. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na Geografia. Revista de Geografia, Juiz de Fora-MG, v. 8, n. 2, p. 44-53, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/25989/19000>. Acesso em: 27 ago. 2020.
OLIVA, J.T; FONSECA, F. P. Reflexões sobre o urbano, a cartografia e a iconografia: o caso da metrópole de São Paulo. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos-SP. v. 5, p. 11-38, 2011Disponível em: http://vampira.ourinhos.unesp.br/openjournalsystem/index.php/geografiaepesquisa/article/view/140.>. Acesso em: 15 ago. 2020.
OLIVEIRA, W. D. O campo térmico do distrito de Carapina-Serra-ES: Estude de caso em áreas litorâneas. 200f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES. Vitória, 2018. Disponível em: <http://www.geografia.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGG/detalhes-da-tese?id=12880>. Acesso em 17 ago. 2020.
PRADO, L. B.; ALVES, L. A.; FIALHO, E. S. A variação da temperatura do ar, ao longo do percurso Ponte Nova-Ubá (Brasil) no anos de 2014 e 2015. Cadernos de Geografia, Coimbra-PORT, n. 37, v. 1, p. 55-69, 2018. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/37_5>. Acesso em: 31 ago. 2020.
ROCHA, V. M.; FIALHO, E. S. Uso da terra e suas implicações na variação termo-higrométrica ao longo de um transeto campo-cidade no município de Viçosa-MG. Revista de Ciências Humanas, Viçosa-MG, v. 10. n. 1, p. 64-77, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3494>. Acesso em: 5 ago. 2020.
ROSSATO, M. S.; SILVA, D.L.M. Da cotidianidade do tempo meteorológico à compreensão de conceitos climatológicos. In: REGO, N.; CATROGIOVANNI, A. C; KAERCHER, N. A (Orgs.). Geografia: praticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.p.10 3-110
SENNETT, R. A corrosão do caráter: Conseqüências pessoais no novo capitalismo. 7. ed. Traduzido por Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Record, 2003. 204p.
SILVA, M. S.; CARDOSO, C. Desafios e perspectivas para o ensino de Climatologia Geográfica na escola. Geosaberes, Fortaleza-CE, v. 10, n. 20, p. 1-17, 2019. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691>. Acesso em: 21 ago. 2020.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. A Geografia na sala de aula. São Paulo-SP: Contexto, 1999. p. 92-108.
SMITH, F. Lendo, escreveFndo e pensando. In: SMITH. F. (org.).: Compreendendo a Leitura: Uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre-RS: Artes Medicas, 1989. p.198-215.
STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: Sensações e representações do cotidiano. Acta Geográfica, Boa Vista-RR, Ed. Esp. Climatologia Geográfica, p.77-86, 2012. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1095>. Acesso em: 20 ago. 2020.
STEINKE, E. T.; STEINKE, V. A; VASCONCELOS, V. C. Produção científica a respeito do Ensino de Climatologia nos simpósios brasileiros de climatologia geográfica. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba-PR, Ano 10, v. 14, p. 132-153, 2014, Disponível: <https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/38174>. Acesso em: 21 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença