Funcionamento Diferencial do Item

Estudo de validade pela estrutura interna de uma medida de inteligência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/revpsi.v2i1.17193

Palavras-chave:

Inteligência, Avaliação, Psicometria, Confiabilidade, Validade

Resumo

Este artigo objetiva apresentar estudos psicométricos com uma medida cognitiva não verbal, que tem como se propõe a investigar o raciocínio geral em adultos, a partir de uma medida de inteligência geral não-verbal. A amostra que compôs o estudo normativo foi de 1.230 pessoas, sendo 57,2% de mulheres. As idades foram de 15 a 64 anos, e escolaridades variaram do Ensino Fundamental ao Superior, coletados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Conforme resultados, observou-se que os itens demonstraram bom poder de discriminação entre pessoas com alto e baixo desempenho. A distribuição dos itens em termos de dificuldade foi bastante equilibrada. Em análises de variância (ANOVA) e de provas post hoc de Tukey realizadas, constatou-se uma diminuição das pontuações com o avanço da idade, assim como diferenças de resultados em relação a escolaridade dos respondentes. Para estudos do Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF) observou-se diferenças em razão do sexo. Foram observados também pouco DIF para o critério escolarização. Os coeficientes de precisão por diferentes métodos aplicados apresentaram bons níveis de confiabilidade no desempenho em tarefas relacionadas ao raciocínio inferencial, em deduzir relações entre objetos apoiado por um conjunto de suposições e informações, pensamentos, crenças e conhecimentos.

Biografia do Autor

Andrea Mazzariolli, Universidade de São Paulo (USP)

Andrea da Silva Mazzariolli. Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga. Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP) na linha de Psiologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, com ênfase na Avaliação Psicológica (2021), Mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011) na linha de pesquisa em Avaliação Psicológica no Contexto da Saúde Mental com ênfase no Método de Rorschach e Ansiedade, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (2008), possui curso de extensão universitária em Medicina do Sono (2016) pelo Instituto do Sono. Professora da Universidade Paulista UNIP. andrea.mazariolli@usp.br  https://orcid.org/0000-0003-1126-7221.

José Raimundo, Universidade Paulista (UNIP)

José Raimundo Evangelista da Costa. Universidade Paulista (UNIP). Psicólogo. Mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - CUSC/SP (2007), Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2011), Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá, UNESA (2017). Formação em Psicanálise pelo Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-A/SP (2010). Autor do livro Ressignificação: não sem a loucura. São Paulo, 2012. Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP). Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia. raievan@yahoo.com.br  https://orcid.org/0000-0002-5119-4752

Raphaella De Martini Barbosa, Universidade Paulista (UNIP)

Raphaella Maria Ferreira Alves da Silva De Martini Barbosa. Universidade Paulista (UNIP). Psicóloga pelo Centro Universitário Salesiano. É Mestre em Linguagem e práticas discursivas pela Universidade São Francisco (USF) e Mestre em Educação e Práticas Educativas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atua como Psicóloga clínica e supervisora em consultório particular. É docente e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). raphaellademartini@gmail.com  https://orcid.org/0000-0003-2638-2089

Nelimar Ribeiro de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Nelimar Ribeiro de Castro. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicólogo com especialização em Psicologia e Desenvolvimento Humano (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre e Doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Possui Experiência na área Clínica, Escolar e Avaliação Psicológica.  nelimar.de.castro@gmail.com  https://orcid.org/0000-0002-1548-5632 

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

Rabelo, I. S., Mazzariolli, A. da S., Costa , J. R. E., Barbosa, R. M. F. A. da S. D. M., & Castro, N. R. (2024). Funcionamento Diferencial do Item: Estudo de validade pela estrutura interna de uma medida de inteligência. Revista PsiPorã, 2(1), 1–27. https://doi.org/10.30612/revpsi.v2i1.17193

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Artigos