Batucada: um olhar sobre o samba maranhense

a look at samba from Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19424

Palavras-chave:

Samba, Maranhão, Cultura Popular, Identidade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o samba no Maranhão a partir de grupos que concebem o ritmo no estado. Ponderando sobre o samba como a representação de um elemento de identidade nacional, procurou se entender as narrativas construídas sobre a explicação do que seria o Brasil, analisando assim as explicações do pensamento social que se debruçaram sobre a explicação do país, examinando processos e elementos simbólicos atribuídos como traços da identidade brasileira.  Assim, o artigo elabora uma análise da cultura popular com um campo de disputa político, concebendo a em um processo dialético e como um elemento dinâmico. Dessa forma pensando a partir perspectiva da representação do samba no Brasil, pretende-se considerar as percepções simbólicas dos fazedores culturais desta expressão no Maranhão e refletir sobre o samba como uma manifestação da cultura popular maranhense, destacando as características que atravessam o ritmo no estado. Para isso foi realizado trabalho de campo com grupos de samba de cidades do Maranhão por meio de entrevistas com os fazedores culturais que envolvem o ritmo. As análises desenvolvidas ao longo do trabalho procuram evidenciar como a representação do samba estruturam os significados sobre identidade e cultura popular.

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Biografia do Autor

Raul Brunno Pereira Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Cientista Social e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da
Universidade Federal do Maranhão.

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2009). Recentemente, concluiu pesquisa pós-doutoral na Martin-Luther-Universität Halle/Wittenberg, na Alemanha, e tem publicado seus resultados de pesquisa em importantes periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Maranhão, onde tem atividades no curso de graduação em Música-Licenciatura e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade PGCult - UFMA (linha de pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC - UFMA (linha de pesquisa: Processos e Poéticas da Cena).

Valéria Cristina Lopes dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT (2024); Possui Pós-Graduação em MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá-und. São Luís (2015); graduação em Bacharela em Administração pela Faculdade Estácio de São Luís (2012), graduação em Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA(2022); graduanda em Estudos Africanos e Afro Brasileiros (2023);membro do grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Politica - GAEP - Linha Gênero e estudos feministas; membro do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular - GPMina - vinculada a linha de pesquisa Psicanálise e Ciências Sociais - PSICANACS (2021); membro do Conselho Editorial da Comissão Maranhense de Folclore - CMF - membro do Boletim Editorial- GPMina(2022).

Ana Caroline Amorim Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunto-IV de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão-UFMA lotada no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Campus São Bernardo. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-Pgcult(UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (CNPQ). Membro efetivo da Associação Portuguesa de Antropologia-APA. Membro Salsa- Society for the Anthropology of Lowland South America desde 2019. Membro da Associação Brasileira de Antropologia(ABA) desde 2020. Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo - USP(2018) com área de concentração em etnologia indígena. Possui Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco(2008). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2006).

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Sousa, R. B. P., Zorzal, R. C., Santos, V. C. L. dos, & Oliveira, A. C. A. (2025). Batucada: um olhar sobre o samba maranhense: a look at samba from Maranhão. Revista Ñanduty, 13(21), 545–565. https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19424