Mais perto do céu que do inferno: arte popular, cultura e frevo
Popular Art, Culture, and Frevo
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19330Palavras-chave:
arte popular, artificação, frevo, pedagogia das encruzilhadas, howard becker, mundos da arteResumo
O frevo é uma manifestação cultural considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade (UNESCO) desde o ano de 2012. Como música, ele conta a história de ritmos e ritos que se misturam na formação de um Brasil que apaga seu passado escravocrata. Como dança, ele retrata passos de capoeira que sobreviveram pelas brechas das portas das senzalas até sua libertação nas ruas. A partir disso, através das lentes da Pedagogia das Encruzilhadas (Simas, 2019; Rufino, 2019), esse artigo realiza uma revisão bibliográfica que reúne perspectivas da Sociologia da Arte (Becker, 1982, 2010; Heinich, 2008, 2014), dos Estudos Culturais (Canclini, 2012; Hall, 2003, 2006, 2016) e dos estudos foliões (Ataíde, 1985; Maior, 1991; Silva, 2019) para analisar o frevo como uma expressão de arte popular fruto dos movimentos afro diaspóricos. Ele considera que a definição de arte popular ou folk art e artesanato pode mudar a partir do seu contexto social através da linguagem e representação e reconhece que o frevo passou por um processo de artificação. Este estudo destaca como o frevo - música, dança e representação - transcende as fronteiras tradicionais dos estudos da arte popular, uma vez que ele pouco se enquadra nas definições eurocêntricas sobre o tema, influenciando e sendo influenciado por diferentes enquadramentos sociais e culturais.
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