A universidade pública brasileira contemporânea em face dos coletivos indígenas e o epistemicídio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18808

Palabras clave:

Universidade pública, Coletivos indígenas, Políticas afirmativas, Epistemicídio, Racismo

Resumen

O presente artigo apresenta a universidade enquanto um território contemporâneo e multifacetado, propício para a inserção dos coletivos indígenas como sujeitos acadêmicos. O objetivo é abordar de forma qualitativa o epistemicídio como uma das manifestações de racismo contra os povos originários presentes na educação superior e que impacta no caráter social universitário, reforçando seu
papel eurocêntrico e menos plural – “monocromática”. Além da experiência dos autores com a temática, a revisão de literatura é o procedimento utilizado para se alcançar o objetivo pretendido. Brevemente, discute-se sobre a universidade pública brasileira no século XXI e seus desafios em face de grupos excluídos anteriormente do corpus acadêmico, realidade que vem mudando após a conhecida Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012), revista pelo congresso em 2023. O recorte deste artigo exclui as Licenciaturas Específicas e recai sobre os cursos de graduação regulares, bacharelados e demais licenciaturas, acessíveis via sistema de cotas. Verifica-se que atitudes de preconceito, discriminação e racismo, no seio universitário, perante os discentes indígenas, são práticas rotineiras, mas pouco se discute, o epistemicídio como sendo uma dessas atitudes, qual seja, a de desconsiderar as experiências, conhecimentos e contribuições culturais dos estudantes indígenas. O mesmo ocorre reiterada e sutilmente na vivência acadêmica em decorrência da organização curricular, da condução da pesquisa e extensão e da postura docente. Apresenta-se no artigo uma lista de indicativos para o enfrentamento ao epistemicídio e sua superação no território universitário brasileiro

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Biografía del autor/a

Antônio Hilário Aguilera Urquiza, UFMS

Docente no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Joelma Boaventura da Silva, UNEB

Docente Assistente junto à Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Ciências Humanas e
Tecnologias

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Urquiza, A. H. A., & Silva, J. B. da. (2024). A universidade pública brasileira contemporânea em face dos coletivos indígenas e o epistemicídio. Revista Ñanduty, 12(19), 178–201. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18808