Política diferenciada: elaboração da educação indígena em Manaus-AM
Keywords:
Processo de territorialização. Ação Pedagógica. Educação diferenciada.Abstract
O presente trabalho foca nos recentes processos de territorialização dos povos indígenas amazônicos, tomando como objeto de estudo as unidades associativas indígenas (UAI) de Manaus e do seu entorno. Esta abordagem assume o campo da educação como um espaço estratégico de visibilidade às identidades coletivas, e observa como tais unidades constroem um processo de educação diferenciada e como os agentes sociais consideram o programa de ensino como mais uma ferramenta de autodeterminação étnica. As observações de campo mostram que os discursos em relação à escola e às práticas pedagógicas nestas UAIs expressam formas de resistência contra concepções tradicionalistas voltadas para práticas utilitaristas reproduzidas pelo sistema de ensino regular.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-07
How to Cite
Rubim, A. C., & Santos, G. S. dos. (2015). Política diferenciada: elaboração da educação indígena em Manaus-AM. Revista Ñanduty, 3(3), 32–41. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3699
Issue
Section
Artigos do Dossiê
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).