Semiótica da fotografia: a representação ancestral dos orixás em Majur e Rachel Reis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19362

Keywords:

Ancestry; semiotics; orixás; visual identity; cultural memory

Abstract

Photography has the power to transmit and preserve culture, acting as a specter that evokes both presence and absence simultaneously. In this article, we will analyze how this occurs and how the ancestry and aspects of the orixás are represented in the visual identity of Rachel Reis and Majur, based on photographic essays created for the promotion of their musical works. In this context, semiotics will assist in the categorization and understanding of how the photographic image functions as both an icon and a referent, carrying historicity and cultural memory that intertwine and endure. The photographs are examined not merely as visual records but as specters that transcend time and preserve the ancestry and spirituality of the artists.

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Author Biographies

Marcos das Mercês, UEFS

Publicitário e pesquisador, com um foco multidisciplinar que abrange arquétipos, mitologia, comportamento do consumidor, comunicação e estudos sobre símbolos.

Eduardo Oliveira Miranda, UEFS

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuo no Departamento de Educação, onde contribuo como docente permanente do Mestrado em Educação - PPGE/UEFS, assumindo o componente curricular Corpo-território e Educação Decolonial. Professor permanente do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - PPGDCI/UEFS. Coordenador do Projeto de Extensão Educação DeSCOrall: possibilidades afro-brasileiras para a (re) invenção docente (Resolução Consepe/UEFS: 0122/2019. Coordenador do Curso de Pedagogia - UAB/UEFS. Possuo Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Doutorado em Educação - UFBA. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - NEIM/UFBA. Especialista em Ensino de Geografia - UCAM. Especialista em Educação Ambiental com Enfase em Espaços Educadores - UFBA. Desenvolvo produções na área da Educação Decolonial com ênfase em: Cultura, Raça, Gênero, Sexualidade, Classe, Territorialidades. Coordeno o Grupo de Pesquisa Corpo-Território, Educação e Decolonialidade (CNPq). Investigador na Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras Negr@s (ABPN). Editor Adjunto e Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Libertários da UFRJ. Membro do NEABI/UEFS.

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Published

2025-09-08

How to Cite

Mercês, M. das, & Miranda, E. O. (2025). Semiótica da fotografia: a representação ancestral dos orixás em Majur e Rachel Reis. Revista Ñanduty, 13(21), 122–134. https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19362