Revelando espaços sociais: comparação e modos de relacionamento nas terras baixas do Peru
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6877Palavras-chave:
Amawaka. Peru. Comunidade Nativa. Comparação.Resumo
Neste trabalho, examino diferentes tipos de atividades coletivas, enfatizando especificamente no trabalho e seus resultados. O movimento do argumento desse texto parte de uma comparação externa feita pelo presidente da Comunidade Nativa, Manuel Sarasara, em direção à comparação entre diferentes atividades na comunidade. Minha percepção é a de que a Comunidade Nativa, tomada como instituição social, econômica e política, oferece valor comparativo substancial para pensar as maneiras em que os Amawaka se tornaram bons cidadãos Peruanos, bem como como a Comunidade Nativa pode ser entendida como parte integral da construção do Estado-Nação. Adicionalmente, meu interesse consiste em investigar o que diferencia um tipo de atividade coletiva de outra, e como o trabalho pode ser entendido como significativo para o que pode-se entender como comunidade, num sentido que desafia a distinção entre moderno e tradicional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Como Citar
Hewlett, C. (2017). Revelando espaços sociais: comparação e modos de relacionamento nas terras baixas do Peru. Revista Ñanduty, 5(6), 119–145. https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6877
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).