Lévi-Strauss e(m) comparação:
‘selvageria’ e transformação em um conjunto no chaco paraguaio
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v10i15.16253Palavras-chave:
Chaco, Ayoreo, Conjuntos, Lévi-Strauss, SelvageriaResumo
Esse ensaio, que rende uma justa homenagem a Peter Gow, tem como objetivo explorar a intuição lévi-straussiana, a partir de uma noção de conjunto, de que o contraste proposto entre mitos e sistemas de parentesco não restringiria a aplicação da fórmula canônica apenas aos mitos. Se poder-se-ia presumir que o mito, por não se restringir a realidade de um acontecimento, daria conta das duplas torções supostas pela fórmula canônica, argumentarei que o mesmo seria possível para outros feixes de relações sociais, objetos restritos, mas não-recíprocos, que são à realidade do acontecimento. Assim, a partir de uma mirada sobre etnografia Ayoreo – um povo falante de uma língua Zamuco que habita a região do Chaco Paraguaio, com quem trabalho desde 2012 – buscarei me lançar num exercício de pensamento no qual buscarei testar a fecundidade de tal elaboração a partir de uma certa imagem de ‘selvageria’ mobilizada no contexto das relações entre os Ayoreo e coletivos vizinhos na região do Chaco Paraguaio.
Downloads
Referências
CAIUBY, Sylvia. 1993. Jogos de Espelhos. São Paulo: Edusp
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. 1992. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34
ESCOBAR, Ticio. 2007. The Curse of Nemur: In Search of the Art, Myth and Ritual of the Ishir. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press
EWART, Elizabeth. 2013. Space and Society in Central Brazil: A Panará Ethnography. Londres: Routledge
GRANT, Suzanne. 2006. Becoming similar: knowledge, sociality and the aesthetics of relatedness amongst the Nivacle of the Paraguayan Chaco. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia. University of Saint Andrews.
GUATTARI, Félix. 1981. “Entrevista”, in Guattari,F. et alli - La intervención institucional, Mexico: Folios
LÉVI-STRAUSS, Claude. 1964. Le Cru et le Cuit. Paris: Plon
__________. 1979. A via das máscaras. Lisboa: Ed. Presença:Martins Fontes
__________. 1981. L’Homme Nu. Paris: Plon
__________. 1996. Tristes Trópicos. São Paulo: Companhia das Letras
MAYBURY-LEWIS, David. 1979. Dialectical Societies. Cambridge: Harvard University Press
SCUBLA, Lucien. 2001. “Hesiod, the three functions, and the canonical formula of myth”. In. Pierre Maranda (org). The double twist : from ethnography to morphodynamics. Toronto; Buffalo : University of Toronto Press
TOVAR, Antonio. 1981. Relatos y diálogos de los matacos: seguidos de una gramática de su lengua. Madrid: Ediciones Cultura Hispánica.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1993. “Alguns aspectos da afinidade no dravidianato amazônico”. In: Viveiros de Castro, Eduardo & Cunha, Manuela Carneiro da (orgs.). Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: Edusp/Fapesp, p. 150-210.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ñanduty
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).