Da contestação à responsabilidade mútua: uma análise entre o LPA e a NEPAD
Palabras clave:
África. LPA. NEPAD.Resumen
O artigo possui como principal objetivo analisar o Plano de Ação de Lagos (LPA) e a Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (NEPAD). Através de revisão bibliográfica de caráter variado, composto por relatórios, documentos oficiais, livros e artigos acadêmicos especializados neste tema, bem como levando em consideração as conjunturas regional e internacional em que elas foram adotadas, busca-se defender a hipótese de que além de relacionarem a OUA e a UA, respectivamente, o LPA e a NEPAD são respostas africanas para o cenário internacional. Feito isso, espera-se concluir que o sucesso relativo que vem sendo conquistado pela NEPAD em comparação com o LPA, em verdade é resultado da mudança de estratégia da contestação (LPA) para responsabilidade mútua (NEPAD), uma vez que tal estratégia busca utilizar de uma conjuntura internacional que desde a primeira década do século XXI se mantém favorável ao continente africano.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-03-28
Cómo citar
Otavio, A. (2017). Da contestação à responsabilidade mútua: uma análise entre o LPA e a NEPAD. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 5(10), 196–218. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/6062
Número
Sección
Artigos Dossiê - A África e as Relações Internacionais
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.