Cinema moçambicano - imagens de guerra, imagens “sobreviventes”

Autores/as

  • Esmael Alves de Oliveira UFGD

Palabras clave:

Moçambique. Cinema. Imagens. Guerra. Benjamin.

Resumen

A partir de uma perspectiva antropológica, o presente artigo pretende analisar a trajetória do cinema moçambicano à luz das reflexões benjaminianas. Ao tomar como base os conceitos de “guerra”, “destruição” e “ruína”, apresento o desafio de pensar a dimensão crítica das imagens cinematográficas em contextos sócio-históricos marcados por regimes políticos centralizadores. Afinal, pelos dilemas e contradições inerentes ao próprio contexto no qual emerge, seria o cinema de Moçambique uma imagem “sobrevivente”?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-03-28

Cómo citar

Oliveira, E. A. de. (2017). Cinema moçambicano - imagens de guerra, imagens “sobreviventes”. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 5(10), 64–89. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/6058

Número

Sección

Artigos Dossiê - A África e as Relações Internacionais