Novas abordagens para a Segurança Internacional: caminhos para a Responsabilidade de Proteger

Autores/as

  • Leonardo Paz Neves CEBRI

Palabras clave:

Responsabilidade de Proteger. defesa. Segurança Internacional.

Resumen

O século XXI tem sido extremamente interessante para se discutir as dinâmicas da Segurança Internacional, sobretudo esta segunda década, que por um lado tem oferecido uma série de conflitos emblemáticos, e por outro temos observado novas abordagens para a Segurança Internacional se desenvolvendo para lidar com tais desafios. O propósito desde artigo foi o de tentar localizar como e em quais circunstâncias tais novas propostas foram concebidas. O aperfeiçoamento do novo paradigma da segurança coletiva, através da doutrina da Responsabilidade de Proteger deve ser considerado um grande marco na agenda normativa de segurança, bem como as tentativas brasileira e chinesa de reformar tal estrutura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Paz Neves, CEBRI

Coordenador de Estudos e Debates do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Professor no Departamento de Relações Internacionais na Faculdade IBMEC. Além disso, trabalhou junto à sessão de assuntos civis do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e foi Coordenador Executivo do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon/UCAM). Leonardo Paz tem experiência em Ciência Política e Relações Internacionais, com foco em conflitos internacionais, Estados falidos, operações de paz, democracia, política de segurança na América do Sul, cooperação Sul-Sul e Direitos Humanos.

Publicado

2014-03-25

Cómo citar

Neves, L. P. (2014). Novas abordagens para a Segurança Internacional: caminhos para a Responsabilidade de Proteger. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 100–130. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3001

Número

Sección

Artigos Dossiê - Segurança Internacional no Pós-Guerra Fria