Política Externa do Equador: O Modelo de Inserção Internacional do Governo Rafael Correa Delgado

Autores/as

  • Jefferson Pecori Viana Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Política Externa do Equador. governo de Rafael Correa Delgado. Vulnerabilidade externa.

Resumen

Neste breve ensaio conduzimos um esforço para trabalhar com indicadores específicos de desempenho socioeconômico do período pós-2007, na República do Equador, para uma compreensão sobre a inserção internacional equatoriana, a ascendência de Rafael Correa à presidência. A utilização desses indicadores revela nossa intenção em lançar mão de um enfoque que permita entender as dimensões econômica, social e política da política externa do Equador. Observaremos se a inserção levada à cabo pelo Equador consolida a tradicional inserção retrógrada (com dependência em relação à exportação de commodities, no caso o petróleo) no Sistema Mundial, ou se privilegia a inserção autônoma, através da realização de um espaço próprio de soberania, resultante ou não de transformações estruturais de inserção internacional. Avaliar-se-á a política Externa do Equador no governo de Rafael Correa privilegiando a abordagem de Economia Política de Política Externa, por ser um método científico que pressupõe rigor acadêmico e honestidade intelectual dentro do compromisso com uma análise crítica que compreenda a realidade da Política Externa Equatoriana da melhor maneira possível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Pecori Viana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2011). Tem experiência na área de Desenvolvimento latino-americano. Membro do Oirã – Grupo de Pesquisa e Extensão em Cooperação Regional.

Publicado

2013-09-27

Cómo citar

Viana, J. P. (2013). Política Externa do Equador: O Modelo de Inserção Internacional do Governo Rafael Correa Delgado. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 345–366. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2467

Número

Sección

Artículos - Sección Miscelánea