Política Externa do Equador: O Modelo de Inserção Internacional do Governo Rafael Correa Delgado
Palabras clave:
Política Externa do Equador. governo de Rafael Correa Delgado. Vulnerabilidade externa.Resumen
Neste breve ensaio conduzimos um esforço para trabalhar com indicadores específicos de desempenho socioeconômico do período pós-2007, na República do Equador, para uma compreensão sobre a inserção internacional equatoriana, a ascendência de Rafael Correa à presidência. A utilização desses indicadores revela nossa intenção em lançar mão de um enfoque que permita entender as dimensões econômica, social e política da política externa do Equador. Observaremos se a inserção levada à cabo pelo Equador consolida a tradicional inserção retrógrada (com dependência em relação à exportação de commodities, no caso o petróleo) no Sistema Mundial, ou se privilegia a inserção autônoma, através da realização de um espaço próprio de soberania, resultante ou não de transformações estruturais de inserção internacional. Avaliar-se-á a política Externa do Equador no governo de Rafael Correa privilegiando a abordagem de Economia Política de Política Externa, por ser um método científico que pressupõe rigor acadêmico e honestidade intelectual dentro do compromisso com uma análise crítica que compreenda a realidade da Política Externa Equatoriana da melhor maneira possível.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-09-27
Cómo citar
Viana, J. P. (2013). Política Externa do Equador: O Modelo de Inserção Internacional do Governo Rafael Correa Delgado. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 345–366. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2467
Número
Sección
Artículos - Sección Miscelánea
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.