As fronteiras nas Relações Internacionais
Palabras clave:
Fronteiras. Teoria de Relações Internacionais. Soberania.Resumen
As fronteiras são regiões geográficas que se distinguem das demais especialmente devido ao fato de que nelas, as interações internacionais são uma realidade cotidiana. Apesar dessa importância, o tema foi até hoje pouco explorado sob o enfoque das Relações Internacionais. O tratamento dado na academia foi eminentemente de caráter geográfico ou geopolítico, abordando a questão das fronteiras eminentemente do ponto de vista estratégico-militar, com maior foco em temas relativos à segurança nacional e defesa da soberania. Assim, o artigo pretende introduzir ao debate teórico das Relações Internacionais o conceito de “fronteira”. A hipótese apresentada sugere que o modo como os conceitos-chave das Relações Internacionais foram abordados pelo mainstream das Relações Internacionais acarretaram nesse “silêncio” em torno do conceito de “fronteira”. Isso, por sua vez, dificultou a abordagem do tema pelos teóricos e gerou um gap entre as teorias tradicionais e a realidade cotidiana das fronteiras.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Scherma, M. A. (2012). As fronteiras nas Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 102–132. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2075
Número
Sección
Artigos Dossiê - Relações Internacionais: Ensinos e Agendas
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.