Políticas públicas e transformações organizacionais na UFGD em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30612/mones.v14i27.19505Palavras-chave:
Políticas Públicas, Adaptação Institucional, Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs)Resumo
A pandemia do coronavírus provocou mudanças significativas na sociedade, incluindo a educação básica e instituições de ensino superior no Brasil. As instituições tiveram que se adaptar rapidamente para manter suas atividades, mesmo que de forma virtual. O artigo analisa as políticas públicas instituídas no sistema organizacional da UFGD no período da pandemia entre 2020 a 2023 e aborda os impactos de adaptações ocorridas na estrutura institucional. Para tanto, discutiu-se o papel da UFGD e sua importância para a região, bem como seu posicionamento diante das dificuldades com a calamidade pública, tal como as principais políticas públicas implementadas. A metodologia qualitativa utilizou-se do relato de experiência das autoras, contextualizando ações e políticas adotadas pela UFGD, focando nas principais medidas e seus impactos práticos do ponto de vista discente e técnico administrativo. O artigo mostra a atuação da universidade mediante decisões emanadas das políticas públicas implementadas durante a COVID-19, estabelecidas para direcionar as atividades do órgão público a partir das situações postas. As medidas beneficiaram a comunidade acadêmica, administrativa da UFGD, incluindo também assistências à sociedade civil. Constatou-se que as deliberações e políticas ofereceram oportunidade de permanência para vários alunos, minimizando impactos ao acesso e a qualidade da educação e demais vinculados à universidade e ainda revelou disparidades econômicas e sociais.
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