Contextualismo enquanto metafísica da presença: a desconstrução do historicismo crítico pós-estruturalista
Palabras clave:
Teoria das Relações Internacionais. Pós-Estruturalismo. Desconstrução. Historicismo.Resumen
A teoria das Relações Internacionais foi influenciada pela filosofia contemporânea francesa das décadas de 1960 e 1970. Autores pós-estruturalistas como Walker, Thomson, Bartelson e Campbell buscaram contrapor a rígida ontologia neo-realista através da historiografia crítica e seu método contextualista. O presente artigo visa desconstruir a condição de possibilidade desse contextualismo – a oposição metafísica presente/passado – através da filosofia derridiana. Conclui-se que o contexto, enquanto uma categoria que representa o conjunto de acontecimento, regras linguísticas e estruturas epistêmicas presentes ao fenômeno estudado é logicamente inatingível tanto às abordagens sincrônicas estruturalistas quanto à lógica diacrônica do pós-estruturalismo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-10-05
Cómo citar
Furtado, H. T. (2012). Contextualismo enquanto metafísica da presença: a desconstrução do historicismo crítico pós-estruturalista. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 257–281. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/1651
Número
Sección
Artículos - Sección Miscelánea
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.