A graduação em Relações Internacionais no Brasil

Autores/as

  • Taís Sandrim Julião FUNAI

Palabras clave:

Ensino de Relações Internacionais no Brasil. Relações Internacionais do Brasil. História da Política Externa Brasileira.

Resumen

Este artigo propõe uma discussão sobre a graduação em Relações Internacionais no Brasil. Para tal empreendimento, foram adotados métodos qualitativos e quantitativos, balizados pela abordagem histórico-analítica. A partir da análise de sua trajetória, argumenta-se que tanto sua criação quanto seu posterior crescimento se relaciona com determinadas dinâmicas da inserção internacional do país.

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Biografía del autor/a

Taís Sandrim Julião, FUNAI

Graduada em Relações Internacionais pela UNESP-Marília. Mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília/UnB. Especialista em Integração Regional e Cooperação Internacional pela Universidade de Buenos Aires/UBA. Professora de Relações Internacionais e Agente Indigenista Especializada da Fundação Nacional do Índio/FUNAI

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Cómo citar

Julião, T. S. (2012). A graduação em Relações Internacionais no Brasil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 13–48. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2073

Número

Sección

Artigos Dossiê - Relações Internacionais: Ensinos e Agendas