Os interesses estratégicos do Brasil em Moçambique no início do século XXI
Keywords:
Brasil-África. Moçambique. interesses estratégicos.Abstract
A partir de meados da década de 1990, parte dos países do continente africano passa a viver o chamado “novo renascimento africano”. Inserido neste fenômeno de superação de conflitos, fortalecimento de instituições e retomada do crescimento, Moçambique vem ganhando destaque como “modelo” para os países vizinhos. Neste contexto, o Brasil desenvolve estratégias que incluem o estreitamento de relações com os países africanos, permeado por diversos interesses econômicos, políticos e geopolíticos. Este estreitamento faz parte de uma estratégia mais ampla de política externa, que visa aumento de sua projeção internacional e uma maior multilateralidade do Sistema Internacional. Sob esta perspectiva, o objetivo principal do presente artigo é investigar os interesses estratégicos do Brasil em Moçambique entre os anos 2003 e 2013. A investigação é colocada em prática através da identificação de aspectos como: ações de aproximação diplomática, cooperação para o desenvolvimento, estreitamento de comércio e aumento de investimentos por parte de Brasil no período em questão. Para tanto, algumas das principais referências utilizadas são: Paulo Visentini, José Saraiva, Priscila Berndt, Carlos Milani e Tássia Carvalho, Banco Mundial e Ipea.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-11-04
How to Cite
Kuss, L. C. (2015). Os interesses estratégicos do Brasil em Moçambique no início do século XXI. Monções: UFGD Journal of International Relations, 4(8), 211–232. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/4152
Issue
Section
Articles - Miscellaneous Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.