Direitos Humanos em chave dialógica: um encontro com a educação e o diálogo intercultural

Autores

  • Virginia Santiago dos Santos Góes Unila

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v7i14.9106

Palavras-chave:

educação em direitos humanos. diálogo intercultural. geopolítica do conhecimento.

Resumo

O presente trabalho tem como tema central a educação em direitos humanos, objetivando debater a partir de uma perspectiva crítica, compreendendo que o mundo, em sua complexidade, é permeado por relações de poder interconectadas às microlocalidades. Visa-se, com isso, identificar possibilidades de construção dos direitos humanos no diálogo intercultural. Justifica-se a proposta apresentada pela necessidade de debate coletivo sobre os direitos humanos, tanto em seu aspecto teórico-conceitual como sua concretização na vida social. Neste sentido, a educação é identificada como locus importante para análise dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Santiago dos Santos Góes, Unila

Mestra em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Bacharela em Relações Internacionais pela FCHS - UNESP - Franca.

Referências

ABRAMOVICH, Víctor; CURTIS, Christian. Los derechos sociales en el debate democrático. Cuadernos electrónicos de filosofía del derecho, n. 4, p. 37–72, 2001.

ACOSTA, Alberto. El Buen Vivir como alternativa al desarrollo: algunas reflexiones económicas y no tan económicas. Política y Sociedad, v. 52, n. 2, p. 299–330, 2015.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CAVALCANTI, Carlos André. História moderna dos direitos humanos: uma noção em construção. In: TOSI, Giuseppe. (org.). Direitos humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. p. 57–95.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 24–32.

FLORES, Joaquín Herrera. La reinvención de los derechos humanos. Andalucia: Atrapasuenos, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GALTUNG, Johan. Sobre la paz. Barcelona: Fontamara, 1985.

INSTITUTO INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS. Informe interamericano de la educación en derechos humanos. San José: IIDH, 2011.

LOOMBA, Ania. Colonialism/postcolonialism. London; New York: Routledge, 1998.

MURILLO, Susana. Produção de pobreza e construção de subjetividade. In: CIMADAMORE, Alberto D.; CATTANI, Anronio David (org.). Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo Editorial/ CLACSO, 2007. p. 39–78.

ONU, Assembleia Geral das Nações Unidas. Resolução no 59/113-A. Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001478/147853por.pdf>. Acesso em: 10 maio. 2017.

ONU, Assembleia Geral das Nações Unidas. Resolução no 59/113-B. Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001478/147853por.pdf>. Acesso em: 10 maio. 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural dos direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 48, p. 11–32, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 25–68.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SEGATO, Rita Laura. Intoducción: políticas de la identidad, diferencia y formaciones nacionales de alteridad. In: ______. La Nación y sus otros: raza, etnicidad y diversidad religiosa en tiempos de políticas de la identidad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007. p. 15–36.

SIMBAÑA, Floresmillo. El Sumak Kawsay como proyecto político. In: LANG, Miriam; MOKRANI, Dunia (orgs.). Más allá del desarrollo. Quito: Abya Ayala, 2011. p. 219–226.

TOSI, Giuseppe. História conceitual dos direitos humanos. In: TOSI, Giuseppe (org.). Direitos humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005a. p. 128–163.

TOSI, Giuseppe. Direitos humanos: reflexões iniciais. In: TOSI, Giuseppe (org.). Direitos humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005b. p. 21–55.

UNESCO; ACNUDH. Plano de ação. Programa mundial para educação em direitos humanos: primeira fase. Brasília: UNESCO/ Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, 2012.

UNESCO. National action plans for human rights education. Acesso em: 30 set 2018. Disponível em:

<https://www.ohchr.org/EN/Issues/Education/Training/Pages/NationalActionPlansHumanRightsEducation.aspx>.

UNESCO. UNESCO survey on intercultural dialogue 2017: analysis of findings. Paris: UNESCO, 2018. Disponível em: <http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/unesco-survey-intercultural-dialogue-2017-analysis-findings-2018-en.pdf>.

WALSH, Catherine. Geopolíticas del conocimiento, interculturalidad y descolonialización. Disponível em: <http://icci.nativeweb.org/boletin/60/walsh.html>. Acesso em: 22 maio 2017.

YATIM, Leila; MASO, Tchella. Banco Mundial e geopolítica do conhecimento: a privatização do ensino superior. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 4, n. 1 (Ed. Esp.), p. 80–94, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Góes, V. S. dos S. (2018). Direitos Humanos em chave dialógica: um encontro com a educação e o diálogo intercultural. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 7(14), 40–58. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v7i14.9106

Edição

Seção

Artigos Dossiê - 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos