Análise luminotécnica em escola para verificação de atendimento à norma vigente
DOI :
https://doi.org/10.30612/ipsum.v1i1.19356Mots-clés :
Luminotécnica, Método dos Lúmens, DIALux evo®, Edificações educacionaisRésumé
Um projeto luminotécnico adequado é de suma importância para uma boa iluminação, garantindo o conforto visual e a eficiência nas atividades realizadas em ambientes de trabalho. A Norma Brasileira NBR 8995-1:2013 estabelece diretrizes para uma iluminação adequada em ambientes profissionais, abrangendo edificações educacionais, dado que o processo de aprendizagem se baseia, em grande parte, em atividades visuais. Este trabalho analisou a iluminação existente em uma localizada no município de Dourados/MS. Utilizando o aparelho Luxímetro, foi possível medir a luminosidade incidente no plano de trabalho em ambientes da escola, sendo eles: salas de aula, biblioteca, sala dos professores, anfiteatro e laboratório. Apesar de algumas áreas serem construídas recentemente, todos os ambientes apresentaram valores de iluminação abaixo do recomendado pela norma. Para propor melhorias, foi aplicado o Método dos Lumens, permitindo o redimensionamento da iluminação e a determinação do número ideal de luminárias a serem instaladas nos sete ambientes. Além disso, foi utilizado o software DIALux evo®, com luminárias dos modelos LCN13-S e LHT44 - PAINEL LED 60X60 da fabricante Lumicenter, para comparar e validar os resultados. Os dois métodos resultaram em valores semelhantes, porém diferentes dos coletados em campo, confirmando a necessidade de reparos e aumento de luminárias.
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