Análise luminotécnica em escola para verificação de atendimento à norma vigente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/ipsum.v1i1.19356

Palabras clave:

Luminotécnica, Método dos Lúmens, DIALux evo®, Edificações educacionais

Resumen

Um projeto luminotécnico adequado é de suma importância para uma boa iluminação, garantindo o conforto visual e a eficiência nas atividades realizadas em ambientes de trabalho. A Norma Brasileira NBR 8995-1:2013 estabelece diretrizes para uma iluminação adequada em ambientes profissionais, abrangendo edificações educacionais, dado que o processo de aprendizagem se baseia, em grande parte, em atividades visuais. Este trabalho analisou a iluminação existente em uma localizada no município de Dourados/MS. Utilizando o aparelho Luxímetro, foi possível medir a luminosidade incidente no plano de trabalho em ambientes da escola, sendo eles: salas de aula, biblioteca, sala dos professores, anfiteatro e laboratório. Apesar de algumas áreas serem construídas recentemente, todos os ambientes apresentaram valores de iluminação abaixo do recomendado pela norma. Para propor melhorias, foi aplicado o Método dos Lumens, permitindo o redimensionamento da iluminação e a determinação do número ideal de luminárias a serem instaladas nos sete ambientes. Além disso, foi utilizado o software DIALux evo®, com luminárias dos modelos LCN13-S e  LHT44 - PAINEL LED 60X60 da fabricante Lumicenter, para comparar e validar os resultados. Os dois métodos resultaram em valores semelhantes, porém diferentes dos coletados em campo, confirmando a necessidade de reparos e aumento de luminárias.

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Biografía del autor/a

Amanda Suizu Higino, UFGD

Graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Agleison Ramos Omido, UFGD

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Grande Dourados atuando principalmente nos seguintes temas: energia geotérmica superficial, fonte renovável de energia, agregados reciclados, energia renovável e sustentabilidade.

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Publicado

2025-11-17

Cómo citar

Higino, A. S., & Omido, A. R. (2025). Análise luminotécnica em escola para verificação de atendimento à norma vigente. IPSUM CIVIL, 1(1), e025004. https://doi.org/10.30612/ipsum.v1i1.19356

Número

Sección

Artigos