Comunicando a ciência: as redes sociais como canais para compartilhar ações de extensão da UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17836

Palavras-chave:

Redes sociais, Instagram, Extensão Universitária, Comunicação Digital

Resumo

Este estudo analisa o impacto do uso da rede social Instagram na divulgação das atividades de extensão universitária na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brasil. Em um mundo digital em constante evolução, onde plataformas como Instagram, Tiktok, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube desempenham um papel de relevância na formação da opinião pública, as universidades enfrentam o desafio de adaptar suas estratégias de comunicação para alcançar um público mais amplo e diversificado. Este paper investiga como a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/PROEC da UFGD utilizou a rede social Instagram para aumentar a visibilidade sobre suas ações de extensão, contribuindo para uma maior compreensão e valorização da universidade na sociedade. Adotando uma abordagem metodológica mista, o estudo analisou dados quantitativos extraídos das métricas de engajamento desta plataforma on-line, durante os anos 2022 a 2023 e realizando uma análise qualitativa de conteúdo das publicações. A análise dos dados revelou um crescimento constante no número de seguidores e um aumento significativo no engajamento do público com o conteúdo relacionado às ações de extensão universitária. O estudo conclui que as redes sociais oferecem um meio eficaz e de baixo custo para as universidades divulgarem suas atividades de extensão. A segmentação de conteúdo possibilitada pelas redes sociais, focando em diferentes aspectos do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), emerge como uma estratégia promissora para melhorar a comunicação e fortalecer a imagem institucional. Recomenda-se um investimento contínuo em estratégias de comunicação digital e um monitoramento constante para adaptar as abordagens às mudanças nas plataformas e preferências do público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Pagnoncelli, UFGD/Técnico-Administrativo

Graduação em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2019), Graduação em Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010) e finalizando a graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Única (dez/2023). Especializações lato sensu em Direito Administrativo (Faculdade Focus 2023), Gestão Estratégica de Pessoas (Faculdade Focus 2022) e MBA em Gestão Pública (FACEL 2018). Atualmente está chefe a Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PROEC da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Foi Professor da Equipe de Gestão - do SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, de 2013 até 2017, ministrando aulas como Gestão e Marketing, Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de Processos etc.. Tem experiência profissional na área de Gestão, liderando equipe de 40+ pessoas, especialmente Gestão da Qualidade/Melhoria Contínua e Excelencia Operacional em empresa multinacional em industria de alimentos em São Paulo - SP.

Alzira Salete Menegat, UFGD/Docente do Ensino Superior

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professora Titular, da Universidade Federal da Grande Dourados, na Faculdade de Ciências Humanas, nos cursos de Ciências Sociais e na Pós-Graduação em Sociologia - linha de pesquisa Cidadania, Diversidade e Movimentos Sociais. Desenvolveu coordenação compartilhada de 2008 a 2012, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA,no curso de Especialização Estudos de Gênero e Intercultuiralidade/PRONERA (2011-2013) e no curso de Pós-graduação (nível de especialização) Residência Agrária/PRONERA (2012-2015). Está como coordenadora de Extensão, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFGD. Atua com pesquisas e ações de extensão na área de Sociologia, com ênfase em Assentamentos Rurais, nos seguintes temas: movimentos sociais, assentamentos rurais, relações de gênero, educação do campo. Coordena o grupo de Pesquisa Sociedades e culturas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul.

Fabiola Caldas, UFGD/Técnico-Administrativo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), Especialização em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011), e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é assistente em administração na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

ALMEIDA, I. (Fevereiro de 2023). Instagram Reels pode ter duração máxima aumentada para 90 segundos. Fonte: Canaltech: https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-reels-pode-ter-duracao-maxima-aumentada-para-90-segundos-208216/

CAFARDO, R. (26 de Novembro de 2021). Quase 40% dos brasileiros não sabem o que faz a universidade pública, aponta estudo. Acesso em 21 de Novembro de 2023, disponível em Terra: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/quase-40-dos-brasileiros-nao-sabem-o-que-faz-a-universidade-publica-aponta-estudo,b50acbb7d6cba7eb76470441390eeb3egq4isg13.html

Data Senado. (10 de Dezembro de 2019). Acesso em 21 de Novembro de 2023, disponível em Senado Federal: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/materias/pesquisas/mais-de-80-dos-brasileiros-acreditam-que-redes-sociais-influenciam-muito-a-opiniao-das-pessoas

FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Em F. D.-R. BRASILEIRAS, Coleção Extensão Universitária (Vol. 7). Porto Alegre: Gráfica da UFRGS.

FORPROEX, Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. (2007). Extensão Universitária: Organização e Sistematização (Vol. 6). Belo Horizonte: COOPMED.

G1. (Setembro de 2022). Instagram libera stories de até 60 segundos sem cortes. Fonte: G1: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/09/26/instagram-libera-stories-de-ate-60-segundos-sem-cortes.ghtml

HOTMART. (23 de Novembro de 2022). Linha editorial: entenda o que é e como escolher a sua! Acesso em 22 de Dezembro de 2023, disponível em Hotmart: https://hotmart.com/pt-br/blog/linha-editorial

INSTAGRAM. (s.d.). Acesso em 23 de 11 de 2023, disponível em https://business.instagram.com/instagram-feed?locale=pt_BR

KEMP, S. (12 de Fevereiro de 2023). Data Reportal. Acesso em 21 de Novembro de 2023, disponível em Digital 2023: Brazil: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil

Núcleo José Reis . (21 de Novembro de 2023). Fonte: http://www.eca.usp.br/nucleos/njr

PORTO, C. d. (2011). Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. Em A. M. Cristiane de Magalhães Porto, Diálogos entre ciência e divulgação científica : leituras contemporâneas (p. 240). Salvador: EDUFBA.

SOUTO, R. (08 de 11 de 2022). Algoritmo do Instagram: entenda seu impacto e como funciona. Acesso em 24 de 11 de 2023, disponível em Hubspot: https://br.hubspot.com/blog/marketing/algoritmo-do-instagram

VOGT, C. (2006). Ciência, comunicação e cultura cientifica. Em C. Vogt, Cultura cientifica: desafios (pp. 19-26). São Paulo: Fapesp.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pagnoncelli, W. A., Menegat, A. S., & Caldas, F. R. C. (2023). Comunicando a ciência: as redes sociais como canais para compartilhar ações de extensão da UFGD. RealizAção, 10(20), 05–22. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17836

Edição

Seção

Artigos