Apicultura na comunidade areias em sistemas agroecológicos e de produção orgânica

Autores

  • Elaine Barbosa Muniz
  • Euclides Reuter de Oliveira
  • Alzira Salete Menegat
  • Andréa Maria Araújo Gabriel
  • Osvaldo Souza Carbonari
  • Érika Rosendo de Sena Gandra
  • Jefferson Rodrigues Gandra
  • Thaís Lemos Pereira
  • Fabio Pereira Nunes
  • Gessica Cristina Garcia Rodrigues
  • Adrielly Aparecida do Carmo
  • Willian da Silva Gouvea

Palavras-chave:

Abelha, Assentados , Extensão universitária , Sustentabilidade ambiental

Resumo

Objetivou-se com este trabalho, compartilhar os resultados obtidos com o projeto de extensão: “Sistema orgânico e agroecológico de criação de abelhas na comunidade Areias”-PROEX/UFGD, assentamentolocalizado no Município de Nioaque,MS.O enfoque da ação esteve direcionado nas técnicas de manejo com abelhas, para a produção do mel, que fossem apropriadas para o êxito da atividade naquela região, lugar de área pantaneira. Com essa atividade, pretendeu-se à autosuficiência dos assentados, para futuramente, por meio da produção de mel, alcançar em melhoria alimentar e também geração de receita e renda. Durante a ação foram desenvolvidos, mensalmente, cursos práticos e teóricos, associados ao acompanhamento das atividades diversas, tendo, nesse processo, o cuidado de atentar para cada época do calendário de manejo apícola. O acompanhamento eo alcance dos objetivos programados foram avaliados a cada 30 dias. Após encerramento de cada etapa na escala de produção, os envolvidos foram reunidos para avaliar as atividades realizadas, mediante painel geral, para que assim os dados quantitativos e qualitativos, fossem colhidos de forma participativa. Desta maneira os produtores puderam fazer uma profunda reflexão dos encaminhamentos realizados durante todo o processo, identificando as possibilidades de êxito, bem como os problemas que ocorreram, favorecendo a construção de sistemas melhorados.Houve comprometimento de todos os envolvidos na execução desta prática, que após a primeira coleta de mel verificou-se um resultado satisfatório em relação ao aspecto econômico, bem como propiciou satisfação nas relações sociais comunitárias, pois as diversas reuniões e atividades desenvolvidas coletivamente uniram as famílias da comunidade. Isso promoveu o despertar de interesse em outras famílias do assentamento Areias, que passaram a manifestar o desejo em integrarem o grupo e atuarem com a apicultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE,A.A.X.; MOREIRA, D.C.; MOURA, R.A. O papel da organização social e ambiental nos assentamentos rurais. Espaço do Produtor, 07 fev. 2013.

BOTH, J.P.C.L.; BOTH, A.L.C.M.; KATO, O.R.; OLIVEIRA, T.F. Mel na Composição da Renda em Unidades de Produção Familiar no Município de Capitão Poço, Pará, Brasil. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA E CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2 e 6, 2009, Curitiba. Anais...Curitiba: Congresso Latino Americano de Agroecologia e Congresso Brasileiro de Agroecologia. Curitiba, 2009.

CARVALHO, P.A.S.; TORRES, K.A.; BORBA, E.L.; Analise da gestão de pessoas na administração pública: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA –SEGeT, XII, 2015, Rezende. Anais...Rezende: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia –SEGeT, Rezende, 2015.

ESMERALDO, G.G.I. S. L.; FABRE, N. A.;FERNANDES, I. L. C.;MOREIRA, M. L. S. M. O PRONERA na reforma agrária e a pesquisa em agroecologia. In: MOLINA, M. C.; SANTOS, C. A.; MICHELOTTI, F.; SOUSA, R. P.(Orgs.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2014.

GRASSIELI, A.A. et al. Organização do trabalho na produção de mel: um estudo de caso no assentamento Areias. In: MENEGAT, A.S.; FAISTING, A.L.; OLIVEIRA, E.R.; PEREIRA, Z.V.(Orgs.) Extensão rural, agroecologia e produção animal e vegetal em lotes de assentamentos rurais e sítios de colonização em Mato Grosso do Sul. Dourados-MS: Seriema. p. 17-43.2017

LAGO, A.; LENGLER, L.; CORONEL, D.A.;SILVA,T.N.Agricultura familiar de produtos orgânicos: Um olhar sob a ótica do marketing. Revista Extensão Rural, Santa Maria,n.13, p. 93-116,Jan./Dez. 2006.

LAIDLAW Jr., H.H. Criação Contemporânea de Rainhas. Tradução de Carlos Alberto Osowski. São Paulo: Ed. doAutor, 1998. 210 p.LOPES, C.G.R.; BEIRÃO, D.C.C.; PEREIRA, L.A.; ALENCAR, L.C. Levantamento da flora apícola em área de cerrado no município de Floriano, estado do Piauí, Brasil. Revista Brasileira de Biociências. Porto Alegre, v.14, n.2, p. 102-110, abril./jun. 2016.

MARTINS, J.C.V.;OLIVEIRA, A.M.; MARACAJÁ, P.B. Apicultura e inclusão social em assentamentos de reformaagrária no município de APODI-RN. In: CONGRESSO DA SOBER “Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento”, XLIV., 2006, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural.p.1-19. 2006

MENEGAT, A. S.. Prefácio da Obra In: ALMEIDA, R. A. (org.) A práxis Agroambiental no chão do assentamento.Campo Grande: UFMS, 2015.p. 9-14.NUNES, F. P.; SOUZA, M. C.;ROZA, N. G. N. Trajetórias de migrantes: o fim do anonimato. In: OLIVEIRA, B. C. (Org.). Histórias que (re)contam história: análise do povoamento, colonização e reforma agrária do sul de Mato Grosso do Sul. Dourados: Ed. UFGD, 2013.

REIS, V.D.A. Mel Orgânico: Oportunidades e Desafios para a Apicultura no Pantanal. Corumbá: EMBRAPA, 2003. 26p. (Documentos, 59).SANTOS, A.C.G. Ação e mediação da informação em cooperação institucional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16,2015, João Pessoa. Anais...João Pessoa: UFRA, 2015.

SÁ, L. M.;MOLINA, M. C.. Educação superior do campo: contribuições para a formação crítica dos profissionais das Ciências Agrárias. In: MOLINA,M.C.; SANTOS, C.A.; MICHELOTTI, F.; SOUSA, R.P.(Orgs.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2014.

SOARES, A.E.E. Manejo de caixas iscas e suas implicações com a prevenção de acidentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA,12,Salvador, 1998. Anais...Salvador: Confederação Brasileira de Apicultura, 1998.

SOUZA, D.T.M.; COUTO, R.H.N.; COUTO, L.A.; SOUZA, J.C. Atrativo para as abelhas Apis melífera e polinização em café (Coffea arábica, L.). Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, USP:São Paulo, n.40, v.3, p.272-278, 2003.

WIESE, H. Apicultura: Novos Tempos. 2. ed. Guaíba: Agrolivros, 2005. 378 p

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

Muniz, E. B., Oliveira, E. R. de, Menegat, A. S., Gabriel, A. M. A., Carbonari, O. S., Gandra, Érika R. de S., … Gouvea, W. da S. (2017). Apicultura na comunidade areias em sistemas agroecológicos e de produção orgânica. RealizAção, 4(7), 33–50. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/7247

Edição

Seção

Artigos