Alfabetização Cartográfica: uma proposta metodológica para o ensino de Geografia

Lucimar Marques da Costa Garção, Shirley Kelly Cândida de Melo

Resumo


Partindo da preocupação com o ensino de Geografia na educação básica, o desenvolvimento do projeto tende a possibilitar maior articulação entre os conteúdos da Geografia que estão disseminados na cartografia, com vistas a proporcionar a qualidade do processo ensino/aprendizagem. Objetiva-se desenvolver no aluno participante a possibilidade de ler, comparar, analisar e interpretar o mapa e nesse sentido percebê-lo não apenas como uma figura ou imagem. O projeto será executado em cinco etapas: na primeira far-se-á a preparação dos acadêmicos do curso de Geografia que serão os colaboradores no desenvolvimento do projeto. O segundo momento, já na escola de aplicação, consiste em mostrar a importância do conhecimento cartográfico no cotidiano escolar do aluno do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de Geografia. Na terceira etapa, serão expostas algumas ferramentas importantes que corroboram no conhecimento da linguagem cartográfica, bem como toda a semiologia gráfica utilizada num mapa. No quarto momento serão apresentadas as etapas de construção de um mapa por meio da utilização do Geoprocessamento. Na etapa seguinte, será feito o relatório de experiência dos alunos participantes do projeto. Até o momento percebeu-se como resultado a melhoria das notas/médias dos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, onde o projeto é executado, sendo percebida ainda a melhora na disciplina e na participação durante as aulas.

Palavras-chave


Alfabetização Cartográfica. Mapa. Lugar. Localização.

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RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
ISSN 2358-3401

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