O Ensino de Ciências através da prática agrícola a horta na Escola Indígena da Aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS

Monica Monica Benites, Zefa Valdivina Pereira, Andréia Andréia Sangalli, Shaline Séfara Lopes Fernandes, Carla Tais Nevoleti Correia Lima

Resumo


Este trabalho teve por objetivo implantar uma horta no espaço escolar junto com os alunos do 5º ano da Educação Infantil da escola Municipal Adriano Pires, Aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS. Por meio deste poder promover hábitos de alimentação saudável e contribuir para o ensino e aprendizagem de ciências. Antes da construção da horta com as crianças, foi realizada uma entrevista com o senhor Zacarias Recalde de 72 anos de idade, com o intuito de buscar informações sobre os tipos de hortas que eram feitos pelos Guaranis no passado, e por fim iniciaram-se as atividades de construção da horta. Através da experiência da horta na escola Municipal Adriano Pires tornou-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. Os alunos se tornaram capazes de analisar e discutir as melhores formas para manter um ambiente saudável, favorecendo também que adquiram um cuidado maior com a alimentação e a higiene. A horta na escola permitiu resgatar um pouco do conhecimento tradicional guarani, resgatando algumas espécies que pouco tem sido plantado na aldeia como, por exemplo, o cara.

Palavras-chave


Hortaliças. Comunidade indígena. Educação ambiental.

Texto completo:

PDF




RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
ISSN 2358-3401

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.