A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE RECICLAGEM E DESCARTES CORRETOS DE LIXO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17723

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Dinâmica, Poluição, Coleta Seletiva.

Resumo

Educação ambiente é um conteúdo fundamental para ser aplicado para estudantes do ensino fundamental, por ser um tema transversal, está presente dentro das habilidades das Bases Nacionais Comum Curriculares (BNCC), sendo assim os docentes das mais variadas áreas do conhecimento devem desenvolver estratégias para inserir essa temática dentro de suas disciplinas. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de graduandos em Ciências Biológicas que desenvolveram uma prática educativa em forma de dinâmica envolvendo o conteúdo de educação ambiental e descarte correto de lixo, onde a aprimorar as capacidades referentes à consciência ambiental dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Pereira Fonseca Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Acadêmica do curso de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia com ênfase em: Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC e foi aluna da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD - MS de 2019 até 2022 no curso de Ciências Biológicas. Iniciou a carreira profissional aos 16 anos como assistente administrativo, onde possui formação técnica e aos 20 anos atuou como administradora de uma micro empresa.

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, UFGD

Cursando Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduação em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Desenvolveu trabalhos na área de Educação e Meio Ambiente, Tecnologias Aplicadas ao Ensino, Ensino de Ciências e Sustentabilidade Ambiental. E atualmente trabalhando em projeto de mestrado sobre expressão de gênero dentro do ambiente escolar.

Mateus Vinicius Teles Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Ciências Biológias pela UFGD

Victor Gabriel de Lima Baratela, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Ciências Biológicas pela UFGD

Zefa Valdivina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Pós Doutorado em Ecologia da Restauração (Embrapa Cerrado). Atualmente é professora associado nível 4 da Universidade Federal da Grande Dourados, Tutora do Grupo Pet Ciências Biológica, tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cerrado, Sustentabilidade, Florística e Fitossociologia, Restauração Ecológica e Agroecologia.

Pedro Henrique Zucão Espíndola, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Graduando em Ciências Biológicas = Bacharelado

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Brito, V. L. T. et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 22–42, 2016.

CORTE, A.C.D; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar, 2015. XII EDUCERE: Congresso Internacional de Educação. Puc-Paraná: ISSN 2176-1396.

DOE, J. A importância das dinâmicas em sala de aula para o ensino da educação ambiental. Revista de Educação Ambiental, 15(2), 40-50, 2018.

FELIX, R. A. Z. COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR REMEA, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, 2013.

KOLB, D. A.Experiential learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1984.

MEDEIROS, A; MENDONÇA, M; SOUZA, G; OLIVEIRA, I. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais, Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

PEIXOTO, K. et al. A coleta seletiva e a redução dos resíduos sólidos. In: VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (CBDMA), Rio de Janeiro, 2005.

PEROZA, M.A.R.; CAMARGO, D. A experiência de encontro entre sujeitos aprendentes: aspecto da formação docente vivenciado no estágio supervisionado em docência na educação infantil, Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 85-98, mar. 2019.

SANTOS, T.; ROVARIS, N.R.S. "Cenário brasileiro da gestão dos resíduos sólidos urbanos e coleta seletiva." Anais do VI SINGEP–São Paulo–SP–Brasil–13 e 14.11 (2017).

SMITH, J. Dinâmicas em sala de aula e educação ambiental: um caminho para a conscientização e ação. Revista de Sustentabilidade e Meio Ambiente, 25(1), 68-80.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Ferreira, T. P. F., Santos, D. C. M. dos, Lima, M. V. T., Baratela, V. G. de L., Pereira, Z. V., & Espíndola, P. H. Z. (2023). A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE RECICLAGEM E DESCARTES CORRETOS DE LIXO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(20), 105–119. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17723

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)