Era uma vez no Hospital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12613

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Contação de histórias. Leitura. Crianças hospitalizadas.

Resumo

Há muito se fala sobre os benefícios terapêuticos proporcionados pela leitura. Não é de hoje que as pessoas encontram nos livros a chave para compreender seus problemas existenciais, para lidar com as dificuldades naturais do dia a dia, para avaliar e encorajar-se diante dos desafios da vida, pois o ato de elaborar ideias a partir da leitura cria oportunidades, aproxima pessoas, eleva o ser humano. Buscando contribuir para o cumprimento do papel social do IFPR, o Projeto de Extensão - Era Uma Vez no Hospital - tem como objetivo principal levar a literatura infantil através da contação de histórias para crianças em hospitais e outras instituições de Foz do Iguaçu. As visitas são organizadas previamente e planejadas de forma a torná-las dinâmicas e otimizadas no sentido de evitar que essas atividades não interfiram negativamente no processo de tratamento a que essas crianças estão submetidas. Acreditamos que a realização desse projeto é, sem dúvida, muito salutar para crianças hospitalizadas que necessitam nesse momento de suas vidas um pouco do melhor que temos, para assim alcançarem uma maior qualidade de vida. Mas acreditamos, principalmente, que os maiores beneficiados com esse projeto são os alunos do IFPR que tem a oportunidade de terem o melhor dos públicos e mais que isso terá o privilégio de saber o prazer que se esconde na magia de se plantar um sorriso em uma criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Helena Hees. A aplicação da Biblioterapia no processo de reintegração social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 1/2, jan./jun. 1982. p. 54-61.

BEUTER, Magrid. Atividade lúdica: uma contribuição para a assistência de enfermagem às mulheres portadoras de câncer. Florianópolis, 1996. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina.

DUARTE, I. Infância. In: Duarte et al. A prática da psicoterapia infantil. Porto Alegre:

Artes Médicas, 1989. ERICSON, E. Brinquedos e razões. In Infância e sociedade. RJ. Editora Zahar, s/d.

SILVA, Stela A. da. A pessoa enferma e a hospitalização – o enfermeiro nesse contexto. Rio de Janeiro, 1992. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARDOSO, Flávia Tanes. Câncer infantil: aspectos emocionais e atuação do psicólogo. In http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v10n1/v10n1a04.pdf. Acesso 15/05/2020.

BRASIL, Referencial Curricular Para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasília: MEC/SEI, 1998.

CARVALHO, Maria Campos de; RUBIANO, Márcia R. Bonagamba. Organização dos Espaços em Instituições Pré-Escolares. In: OLIVEIRA, Zilma Morais. (org.) Educação Infantil: muitos olhares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DAVIS, Claudia. OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1993.

LIMA, Elvira de Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 2001.

OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos. A criança e seu desenvolvimento. Perspectiva para se discutir a educação infantil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Pessini, M. P. (2020). Era uma vez no Hospital. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 7(14), 40–55. https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12613

Edição

Seção

Artigos