Análise comparativa sobre habilidades do pensamento computacional com alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.12596

Palavras-chave:

Ensino, Metodologia ativa, Programação em blocos, App Inventor

Resumo

A inserção da tecnologia nas escolas públicas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas diversos, podendo apoiar e relacionar-se com outras disciplinas também ministradas nas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou identificar, mediante a aplicação de um teste, o conhecimento dos alunos do ensino médio de uma escola estadual, antes e após as atividades do curso “ProgramAção para Celular” ofertado pelo projeto de extensão intitulado “Inclusão de alunos do ensino médio da rede pública nas ciências exatas através da prática da lógica e da programação” vinculado ao programa de extensão PROBEX da UFCG-Universidade Federal de Campina Grande. O referido teste na área de “Pensamento Computacional” foi desenvolvido por Román-González (2015), e aplicado no projeto. Ele é composto por 28 questões, as quais tentam identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina realizada em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na educação do Ensino Médio do Cariri Paraibano.

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Biografia do Autor

Cecir Barbosa de Almeida Farias, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido - CDSA /Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção - UAEP

Professora de Informática

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Farias, C. B. de A. (2021). Análise comparativa sobre habilidades do pensamento computacional com alunos do ensino médio. RealizAção, 8(15), 27–40. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.12596

Edição

Seção

Artigos