A Cooperação Brasileira e os Programas de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe e Moçambique: Desafios e Perspetivas para o Desenvolvimento Rural

Challenges and Prospects for Rural Development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v11i22.15863

Palavras-chave:

Alimentação Escolar, Cooperação brasileira em Moçambique e São Tomé e Príncipe, Transferência de políticas

Resumo

A transição da assistência alimentar para a estruturação de programas nacionais de alimentação escolar autônomos tem sido objeto de discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento rural em todo o mundo. Nesse contexto, projetos de cooperação Sul-Sul, triangular e em rede destacam-se na tentativa de indução da formação de políticas e estruturas institucionais destinadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Insere-se nessa agenda a construção de mercados institucionais para a compra de alimentos da agricultura familiar e iniciativas com esse objetivo têm sido fomentadas em diversos países africanos, dentre eles, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Este trabalho aborda o desenvolvimento de programas de alimentação escolar em Moçambique e São Tomé e Príncipe com foco na cooperação brasileira para o desenvolvimento da agenda dos mercados institucionais. Para tanto, foi realizado process tracing de projetos de cooperação executados com o apoio do Brasil, Programa Mundial de Alimentos e Organização para Alimentação e Agricultura analisados a partir da perspectiva da transferência de políticas. Assim, foram identificados avanços reconhecidos como marcas da cooperação, bem como desafios para a estruturação de mercados institucionais como uma política social.

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Biografia do Autor

Iris de Mel Trindade Dias, Universidade do Minho

Doutora em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho (UM) em cotutela com a Universidade de Brasília (UnB), Membro Colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da UM, Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  - Curadoria de Segurança Alimentar e Estrangeirização de Terras da Coordenadoria de Estudos da Ásia -  e Servidora do Ministério Público de Pernambuco, onde integra o Núcleo de Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas – DHANA Josué de Castro. 

Isabel Maria Estrada Carvalhais , Universidade do Minho

Professora Associada da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Portugal. Membro integrado do Centro de investigação em Ciência Política. Doutorada em Sociologia (Universidade de Warwick, Reino Unido). Exerce atualmente o cargo de Deputada ao Parlamento Europeu.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Dias, I. de M. T., & Carvalhais , I. M. E. (2022). A Cooperação Brasileira e os Programas de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe e Moçambique: Desafios e Perspetivas para o Desenvolvimento Rural: Challenges and Prospects for Rural Development. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 11(22), 227–266. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v11i22.15863

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea