A educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16611

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Infantil, Brasil, Uruguai

Resumo

Este estudo objetiva uma analise comparativa da normatização vigente sobre a Educação Infantil em dois países que fazem parte do Mercosul, o Brasil e o Uruguai, sendo ela denominada Educação Infantil no Brasil e Educação Inicial no Uruguai. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como corpus de análise os textos constitucionais, as leis ou regulamentos gerais da educação nacional e as leis específicas que tratam dessa Educação em ambos os países. Conclui-se que tal Educação nesses dois países vem apresentando ganhos em termos normativos a partir dos anos de 1980, pós-ditadura militar, garantindo-a como direito da criança, sendo ele obrigatório a criança de quatro e cinco anos no Brasil e de três a cinco anos no Uruguai.

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Publicado

2002-12-12

Como Citar

ALVES, A. V. V., SANTOS, J. C. dos, & CARNEIRO, G. de M. M. (2002). A educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Uruguai. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(19), 63–79. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16611

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE