“Fora do lugar ou um lugar novo”: a presença masculina na Educação Infantil

Autores/as

  • Eliana Maria Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Timóteo Neres de Oliveira Rede Municipal de Educação de Rio Brilhante/MS

Palabras clave:

Homem. Educação Infantil. Gênero.

Resumen

Este artigo resulta de um projeto cujo objetivo foi compreender como tem se dado a relação de homens docentes no cotidiano das instituições de Educação Infantil em Dourados-MS, se atentando aos enfrentamentos, possibilidades e expectativas decorrentes desta relação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como instrumento metodológico, questionários com questões abertas. Colaboraram com a pesquisa, profissionais que atuam na educação infantil do município, nas funções de docente e gestor. Os voluntários conscientes do teor do trabalho e da importância de suas contribuições, receberam o questionário para ser respondido. Além disso, realizamos revisão em uma parcela da bibliografia produzida em nossa região, assim como, de outras regiões do Brasil. Em Dourados a realidade é a mesma do país, os homens representam uma parcela reduzida dos profissionais da educação infantil, porém, com profissionalismo os obstáculos que se apresentam estão sendo superados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Maria Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal da Grande Douradios (UFGD). É Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Dourados/MS.

Timóteo Neres de Oliveira, Rede Municipal de Educação de Rio Brilhante/MS

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora da Rede Municipal de Educação de Rio Brilhante/MS.

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Ferreira, E. M., & Oliveira, T. N. de. (2017). “Fora do lugar ou um lugar novo”: a presença masculina na Educação Infantil. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 89–108. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5938

Número

Sección

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica