Políticas educacionais: a formação continuada dos professores na fronteira Brasil – Paraguai

THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS ON THE BRAZIL – PARAGUAY BORDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16608

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de Professores, Qualidade da Educação, Aprendizagem

Resumo

Objetivando analisar as propostas de formação Continuada de professores em consonância com os documentos oficiais, a partir das percepções e vivências de professores na região de fronteira Brasil-Paraguai. Assim, indagamos: a formação continuada dos professores em Brasil e Paraguai tem contribuído para o exercício das demandas pedagógicas existentes na contemporaneidade?
Buscamos, assim, um percurso metodológico de revisão bibliográfica, análise documental nos países do Brasil e Paraguai, fundamentalmente no Plano de Educação e nas leis de Educação, especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB (Brasil) e a Ley General del Educacion, do Paraguai. Adotamos para análise o referencial teórico de análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa de campo envolveu dois campos, sendo, o campo (1), o município de Ponta Porã(Brasil) e o campo (2), no município de Pedro Juan Caballero(Paraguai).O instrumento de coleta de dados, foi realizado através de questionário via googleforms. A pesquisa demonstrou que as percepções teóricas de Moacir Gadotti (2010) nos ajudam a entender que a formação continuada requer sentidos que envolvam saberes entre escola e sociedade que estão longe de se encaixar em uma concepção de educação empresarial adotada pelos países em questão impactando assim, numa educação de qualidade.

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Publicado

2002-12-12

Como Citar

LEDUR, J., OLIVEIRA, C. O. de, & CAVALCANTI, A. C. D. (2002). Políticas educacionais: a formação continuada dos professores na fronteira Brasil – Paraguai: THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS ON THE BRAZIL – PARAGUAY BORDER. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(19), 43–62. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16608

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE