Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os originais serão submetidos ao Conselho Editorial (especialistas de reconhecido mérito científico ou acadêmico) que decidem, em caráter sigiloso, sobre a conveniência da aceitação dos textos para publicação. Após a análise, será emitido um parecer e enviado ao autor com um das seguintes possibilidades

    a) aceitação na íntegra da matéria para publicação;

    b) revisão das partes assinaladas pelos pareceristas;

    c) recusa definitiva da matéria

  • Os artigos assinados serão de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião da revista.

Diretrizes para Autores

O autor deverá se cadastrar no sistema informando corretamente seus dados e submeter sua proposta no sistema dentro do prazo estabelecido pela Comissão Editorial da Revista.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Horizontes – Revista de Educação considera para publicação trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades:

• Artigos científicos

• Ensaios
• Relatos de experiência

• Entrevistas

• Resenhas

• Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)

• Traduções

            A aceitação para publicação de qualquer trabalho está subordinada à prévia aprovação do Conselho Editorial, e ao atendimento das condições especificadas. 

O autor deverá se cadastrar no sistema informando corretamente seus dados e submeter sua proposta no sistema dentro do prazo estabelecido pela Comissão Editorial da Revista.

 

Normas de Publicação

- Os originais deverão ser enviados apenas em versão eletrônica, em formato Microsof Word, (doc e docx) e BROffice ( adt) (desde que não ultrapassem 10 MB) através do sistema de submissão online.

Os trabalhos submetidos devem seguir a organização da Revista – quanto a limite de laudas:

Ensaios, relatos de experiência e traduções: entre 8 e 15 laudas.

Artigos científicos: entre 12 e 20 laudas.

Resenhas (de obras acadêmicas ou literárias, filmes, exposições ou peças teatrais) e Entrevistas: devem conter entre 4 a 6 laudas.

Resumos: Teses, Dissertações e Monografias (1 a 2 laudas).

 

Resumo e Palavras-chave para artigos científicos, ensaios, relatos de experiência e traduções (em língua nacional e estrangeira). Observar o limite de 1000 caracteres (com espaços) para o resumo /palavras-chave. O texto do resumo deverá definir com clareza o objeto da discussão. Os autores farão constar entre três e quatro palavras-chave.

- Quando se tratar de texto em idioma que não seja o português (língua nacional) o resumo e as palavras-chave deverão obrigatoriamente ser escritos em português.

Corpo de textoIntrodução (ou sub-título); Desenvolvimento (ou sub-título), Considerações finais (ou sub-título)

 

Obedecer ao seguinte formato:

 

- papel tamanho A4; espaçamento de 1,5 linhas; margens 2,5cm; fonte Times New Roman 12 e parágrafo justificado. Seguir novo acordo ortográfico.

Título: fonte 12; negrito; centralizado, maiúsculo;

- Resumo em português e em língua estrangeira: espaço simples; fonte 12; alinhamento justificado, sem parágrafo, seguir as Normas da ABNT NBR6028 em vigor para resumo;

- Palavras chaves em português e em língua estrangeiraespaço simples; fonte 12; alinhamento justificado, separadas por ponto.

- Deixar APENAS um espaço de 1,5 antes e outro depois de cada subtítulo.

- Citações de acordo com as normas da ABNT NBR 10520 em vigor, com fonte 11 para citações recuadas.

- Referências bibliográficas no final do texto, conforme ABNT NBR 6023, fonte 12, espaço simples, título da obra em itálico.

- Nota de rodapé: fonte Times New Roman 10, espaço simples;

- As imagens devem vir no corpo do texto, devidamente identificadas e referenciadas (fonte ou referência, autor e data). Espaço simples, fonte 10.

- As menções aos autores, no decorrer do texto, devem seguir o sistema de citação Autor/Data.

- Conter siglas e abreviações por extenso, quando mencionadas pela primeira vez no texto.

- Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT em vigor.

Artigos Fluxo Contínuo

Insira aqui a política desta seção

Dossiê - Educação e relações étnico raciais: desafios, políticas e práticas

Profa. Dra. Marta Coelho Castro Troquez (UFGD); Profa. Dra. Thaís Carvalho (UFG); Profº. Drº.  Paulo Alberto dos Santos Vieira (UNEMAT)

 

Recebimento das propostas: Agosto a setembro de 2023

Publicação: Dezembro 2023

Ementa: Este dossiê pretende reunir trabalhos aprovados e apresentados no GT 21- Educação e Relações Étnico-Raciais - da ANPED-CO, em 2022, como forma de disseminar as pesquisas produzidas no âmbito do GT, fortalecer o GT 21 da ANPED-CO, bem como os programas de pesquisa e pós-graduação e os/as pesquisadores/as vinculados/as, desde que atendam aos critérios e normas de publicação da revista. O dossiê almeja, também, acolher trabalhos que tenham aderência a esta chamada. No que diz respeito à temática, o dossiê visa agregar estudos que estejam vinculados à sua proposta principal que é “Educação e relações étnico-raciais: desafios, políticas e práticas”. Destacamos que, em 2023, a alteração dada ao artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.639 de 2003, completou 20 anos. Esta Lei, que é fruto das lutas do Movimento Negro, instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos da educação básica em nosso país, determina ao Estado brasileiro formas de reconhecimento da diversidade étnico-racial no campo das políticas públicas educacionais, como também dá corpo à Lei 11.645/08 a qual inclui a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura dos povos indígenas brasileiros. Nessa direção, outro marco importante para a educação brasileira foi a Lei nº 12.796, de 2013, haja vista que, a partir desta Lei, a consideração com a diversidade étnico-racial constitui-se enquanto um dos princípios e fins da Educação Nacional (princípio XII). Contudo, após 20 anos de criação da Lei 10.639/03, ainda há muitos desafios à frente no que diz respeito a uma educação que dê visibilidade e respeite a história e a cultura dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas. Trabalhos que discutam os desafios, as políticas e as práticas em torno da educação e das relações étnico-raciais serão bem vindos.

Política de Privacidade

Horizontes é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. A revista Horizontes está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

Ao enviar seu trabalho para a Horizontes, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.