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  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os originais serão submetidos ao Conselho Editorial (especialistas de reconhecido mérito científico ou acadêmico) que decidem, em caráter sigiloso, sobre a conveniência da aceitação dos textos para publicação. Após a análise, será emitido um parecer e enviado ao autor com um das seguintes possibilidades

    a) aceitação na íntegra da matéria para publicação;

    b) revisão das partes assinaladas pelos pareceristas;

    c) recusa definitiva da matéria

  • Os artigos assinados serão de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião da revista.

Directrices para autores/as

O autor deverá se cadastrar no sistema informando corretamente seus dados e submeter sua proposta no sistema dentro do prazo estabelecido pela Comissão Editorial da Revista.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Horizontes – Revista de Educação considera para publicação trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades:

• Artigos científicos

• Ensaios
• Relatos de experiência

• Entrevistas

• Resenhas

• Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)

• Traduções

            A aceitação para publicação de qualquer trabalho está subordinada à prévia aprovação do Conselho Editorial, e ao atendimento das condições especificadas. 

O autor deverá se cadastrar no sistema informando corretamente seus dados e submeter sua proposta no sistema dentro do prazo estabelecido pela Comissão Editorial da Revista.

 

Normas de Publicação

- Os originais deverão ser enviados apenas em versão eletrônica, em formato Microsof Word, (doc e docx) e BROffice ( adt) (desde que não ultrapassem 10 MB) através do sistema de submissão online.

Os trabalhos submetidos devem seguir a organização da Revista – quanto a limite de laudas:

Ensaios, relatos de experiência e traduções: entre 8 e 15 laudas.

Artigos científicos: entre 12 e 20 laudas.

Resenhas (de obras acadêmicas ou literárias, filmes, exposições ou peças teatrais) e Entrevistas: devem conter entre 4 a 6 laudas.

Resumos: Teses, Dissertações e Monografias (1 a 2 laudas).

 

Resumo e Palavras-chave para artigos científicos, ensaios, relatos de experiência e traduções (em língua nacional e estrangeira). Observar o limite de 1000 caracteres (com espaços) para o resumo /palavras-chave. O texto do resumo deverá definir com clareza o objeto da discussão. Os autores farão constar entre três e quatro palavras-chave.

- Quando se tratar de texto em idioma que não seja o português (língua nacional) o resumo e as palavras-chave deverão obrigatoriamente ser escritos em português.

Corpo de textoIntrodução (ou sub-título); Desenvolvimento (ou sub-título), Considerações finais (ou sub-título)

 

Obedecer ao seguinte formato:

 

- papel tamanho A4; espaçamento de 1,5 linhas; margens 2,5cm; fonte Times New Roman 12 e parágrafo justificado. Seguir novo acordo ortográfico.

Título: fonte 12; negrito; centralizado, maiúsculo;

- Resumo em português e em língua estrangeira: espaço simples; fonte 12; alinhamento justificado, sem parágrafo, seguir as Normas da ABNT NBR6028 em vigor para resumo;

- Palavras chaves em português e em língua estrangeiraespaço simples; fonte 12; alinhamento justificado, separadas por ponto.

- Deixar APENAS um espaço de 1,5 antes e outro depois de cada subtítulo.

- Citações de acordo com as normas da ABNT NBR 10520 em vigor, com fonte 11 para citações recuadas.

- Referências bibliográficas no final do texto, conforme ABNT NBR 6023, fonte 12, espaço simples, título da obra em itálico.

- Nota de rodapé: fonte Times New Roman 10, espaço simples;

- As imagens devem vir no corpo do texto, devidamente identificadas e referenciadas (fonte ou referência, autor e data). Espaço simples, fonte 10.

- As menções aos autores, no decorrer do texto, devem seguir o sistema de citação Autor/Data.

- Conter siglas e abreviações por extenso, quando mencionadas pela primeira vez no texto.

- Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT em vigor.

Artigos Fluxo Contínuo

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Dossiê - Educação e relações étnico raciais: desafios, políticas e práticas

Profa. Dra. Marta Coelho Castro Troquez (UFGD); Profa. Dra. Thaís Carvalho (UFG); Profº. Drº.  Paulo Alberto dos Santos Vieira (UNEMAT)

 

Recebimento das propostas: Agosto a setembro de 2023

Publicação: Dezembro 2023

Ementa: Este dossiê pretende reunir trabalhos aprovados e apresentados no GT 21- Educação e Relações Étnico-Raciais - da ANPED-CO, em 2022, como forma de disseminar as pesquisas produzidas no âmbito do GT, fortalecer o GT 21 da ANPED-CO, bem como os programas de pesquisa e pós-graduação e os/as pesquisadores/as vinculados/as, desde que atendam aos critérios e normas de publicação da revista. O dossiê almeja, também, acolher trabalhos que tenham aderência a esta chamada. No que diz respeito à temática, o dossiê visa agregar estudos que estejam vinculados à sua proposta principal que é “Educação e relações étnico-raciais: desafios, políticas e práticas”. Destacamos que, em 2023, a alteração dada ao artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.639 de 2003, completou 20 anos. Esta Lei, que é fruto das lutas do Movimento Negro, instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos da educação básica em nosso país, determina ao Estado brasileiro formas de reconhecimento da diversidade étnico-racial no campo das políticas públicas educacionais, como também dá corpo à Lei 11.645/08 a qual inclui a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura dos povos indígenas brasileiros. Nessa direção, outro marco importante para a educação brasileira foi a Lei nº 12.796, de 2013, haja vista que, a partir desta Lei, a consideração com a diversidade étnico-racial constitui-se enquanto um dos princípios e fins da Educação Nacional (princípio XII). Contudo, após 20 anos de criação da Lei 10.639/03, ainda há muitos desafios à frente no que diz respeito a uma educação que dê visibilidade e respeite a história e a cultura dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas. Trabalhos que discutam os desafios, as políticas e as práticas em torno da educação e das relações étnico-raciais serão bem vindos.

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