Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação?

WHERE IS THE NATIONAL EDUCATION COUNCIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16613

Palavras-chave:

gestão, democracia, Conselho Nacional de Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas concepções teórico-críticas sobre os conceitos de gestão gerencial e gestão democrática. Em seguida, analisaremos os que tais concepções contribuem para observarmos sobre o Conselho Nacional de Educação - CNE e, em que medida, a partir de um olhar na trajetória da constituição do referido conselho, temos a gestão democrática e/ou gerencial marcada pelas ações e lutas desta importante ferramenta de gestão da educação no Brasil. Afim de embasar nossa discussão, traremos à luz as importantes contribuições de Gramsci (2004) como fio condutor no pensamento de formação sobre o conceito de Estado, o papel dos cidadãos frente às demandas de articulação política e social, bem como a regulação deste Estado diante das decisões para a formação das políticas públicas como ferramenta de formação do sujeito.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

BELUQUE, C. T., & SILVA, R. C. de M. A. (2022). Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação? WHERE IS THE NATIONAL EDUCATION COUNCIL?. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(19), 95–110. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16613

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE