Extensão universitária: sincronia entre cultura e política - a experiência discente no movimento estudantil

Autores

  • Alessandra Domingos de Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lucimar Souza Arguelho Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.5201

Palavras-chave:

Democracia. Cultura. Extensão universitária.

Resumo

O trabalho refere-se a um relato de experiência vivenciado por discentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo foi expor a atividade de extensão como um instrumento interdisciplinar e sua importância na formação acadêmica. Para tanto, expomos de forma qualitativa a vivencia no 14ª Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), um dos principais fóruns do movimento estudantil brasileiro, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, entre os dias 18 a 21 de Janeiro de 2013. Conforme revisão de literatura a experiência vivenciada pelos discentes em extensões universitárias vem contribuindo para a problematização da realidade, trocas de culturas, construção de significados e para a formação da consciência crítica por parte dos mesmos, sendo assim um instrumento de construção emancipador e democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Domingos de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal da Grande Dourados, Atua como Bolsista PIBID- Programa de Iniciação à Docência. Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, qualidade do ensino, Gestão educacional e Planejamento. Tem experiência na área de Humanização Hospitalar e Gestão de Projetos.

Lucimar Souza Arguelho, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada Letras literatura e graduanda em letras Inglês UFGD,Membro GEPRAFE e NEAB -NEDGS-UFGD e coordenadora do CMSNEGRAS e Cooredenadora Coletivo Nacional Franscisca Trindade.

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Souza, A. D. de, & Arguelho, L. S. (2017). Extensão universitária: sincronia entre cultura e política - a experiência discente no movimento estudantil. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(9), 159–169. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.5201

Edição

Seção

Relatos de Experiência