Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores

Autores

  • Cicília Rodrigues Monteiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Letramento. Narração de histórias. Formação de professores.

Resumo

Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Para tanto, as primeiras ações docentes realizadas foram narrações de histórias. O trabalho foi organizado em várias etapas: pesquisa e seleção de histórias infantis; análise dos textos narrativos selecionados; pesquisa e seleção de recursos didáticos para serem confeccionados para a narração de cada história; produção dos recursos selecionados; pesquisa sobre os autores das histórias selecionadas; ensaio para a execução das narrações; organização de cronogramas; implementação das narrações nas escolas; diálogo sobre as histórias; realização de atividades a partir/sobre a história narrada. A experiência do trabalho relatado revelou que projetos desta natureza fortalecem a formação inicial de professores para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicília Rodrigues Monteiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Maringá. Aluna do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (2013-2015). Bolsista CAPES (2013-2015). Bolsista do Programa de Bolsa Iniciação a Docência - PIBID (2010-2012). Desenvolveu projeto de iniciação cientifica intitulado: Alfabetização e letramento: Um olhar para Revista Criança.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Monteiro, C. R. (2014). Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 109–112. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3251

Edição

Seção

Relatos de Experiência