Contar histórias: uma experiência na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Letramento. Narração de histórias. Formação de professores.Resumo
Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Para tanto, as primeiras ações docentes realizadas foram narrações de histórias. O trabalho foi organizado em várias etapas: pesquisa e seleção de histórias infantis; análise dos textos narrativos selecionados; pesquisa e seleção de recursos didáticos para serem confeccionados para a narração de cada história; produção dos recursos selecionados; pesquisa sobre os autores das histórias selecionadas; ensaio para a execução das narrações; organização de cronogramas; implementação das narrações nas escolas; diálogo sobre as histórias; realização de atividades a partir/sobre a história narrada. A experiência do trabalho relatado revelou que projetos desta natureza fortalecem a formação inicial de professores para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental.Downloads
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