A privatização na e da educação básica no Brasil e no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16615

Palavras-chave:

Política Educacional, Formas de privatização, Educação Básica

Resumo

O trabalho objetiva analisar as diferentes formas de privatização da educação básica ocorridas no Chile e no Brasil. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise das Constituições e da legislação educacional vigentes nos referidos países. Os resultados apontam que a educação no Chile esteve predominantemente controlada pela iniciativa privada enquanto resultado da reforma neoliberal da década de 1980 e favoreceu sua total subordinação às leis do mercado, em processo de privatização da educação. O caso brasileiro está marcado por processos de privatização na educação, quando o fundo público é disputado por diferentes atores dos setores público e privado, quando estes últimos se apresentam, predominantemente, enquanto parceria público-privada e inserem, nas políticas públicas educacionais, a lógica do setor privado.

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Biografia do Autor

Maria Dilnéia Espíndola FERNANDES, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Professora Titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,
onde atua como pesquisadora sênior no Programa de Pós-graduação em Educação.
Bolsista em Produtividade CNPq (Nível 1D).
E-mail: mdilneia@uol.com.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5218-8541

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

ALVES, A. G. de R., & FERNANDES, M. D. E. (2022). A privatização na e da educação básica no Brasil e no Chile. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(19), 136–159. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16615

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE