Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16607

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de Fronteira, Desafios

Resumo

Esta pesquisa trata dos desafios na prática pedagógica docente da alfabetização no contexto de fronteira entre Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai, envolvendo alunos paraguaios que estudam nas escolas brasileiras. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: Quais são os desafios que os professores alfabetizadores enfrentam no contexto de fronteira? Existem políticas públicas e formação voltada para a área de fronteira? A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental. O artigo foi divido em três seções, a primeira seção trata sobre o conceito de fronteira e o processo de alfabetização, a segunda seção trata sobre a realidade das cidades gêmeas lócus da pesquisa e a terceira seção trata sobre os desafios no processo de alfabetização na região de fronteira.

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Biografia do Autor

Carolina Guane Gonzales, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mara Lucineia Marques Correa Bueno, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Gonzales, C. G., & Bueno, M. L. M. C. (2022). Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 03–18. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16607

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE