O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119

Palavras-chave:

Deficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.

Resumo

Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora.

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Biografia do Autor

Marília Cláudia Favreto Sinãni, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica de Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Kimberly Weiss Calves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica de Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Paulo Cesar Duarte Paes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Sinãni, M. C. F., Calves, K. W., & Paes, P. C. D. (2020). O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–11. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social