O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119

Keywords:

Deficiência Visual. Artes Visuais. Expressão. Criatividade. Inclusão.

Abstract

Este artigo visa contribuir com a abordagem no Ensino de Artes Visuais exercido na área de educação especial específica para alunos com deficiência visual e cegueira. No qual o ISMAC – Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas localizado em Campo Grande/MS, colaborou como sede para a pesquisa de campo. Como se dá o Ensino de Artes Visuais para alunos que possuem alguma deficiência no campo da visão? Sendo assim, a partir de análises de conteúdos, propomos outras perspectivas para o planejamento das aulas práticas direcionadas a estes alunos, sem que percamos a essência da arte e a importância das referências visuais produzidas ao longo da história. Dentre as problemáticas encontradas em campo, levantamos a evidente presença da prática artística associada a objetos utilitários, por isso adotamos a perspectiva histórico-crítica de Lev Vigotski dentro do ensino da arte, para elucidarmos possíveis alternativas para a valorização do processo de criação dos alunos com deficiência visual na qual a aula de artes visuais torna possível a fruição criadora.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marília Cláudia Favreto Sinãni, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica de Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Kimberly Weiss Calves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica de Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Paulo Cesar Duarte Paes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

References

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

DOMINGUES, C. A. et al. Os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: MEC, 2010.

FISCHER. Ernst. A função da arte. In: ______. A Necessidade da Arte. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

LUKÁCS, G. Cultura Arte e Literatura: textos escolhidos de Karl Mark e Friedrich Engels. São Paulo. Expressão Popular, 2010.

MORAIS, Frederico. Arte popular: questão social. In:______. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003. p.80-95.

VÁZQUEZ. Adolfo S. As ideias estéticas de Marx. São Paulo: Ed. Expressão popular, 2011.

VIANNA, Maria Letícia Rauen. Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? 3 dez. 2012. Disponível em:http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69343. Acesso: 18 nov. 2018.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI. L. S. Imaginação e Criatividade na Infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2014. P. 9-24.

Published

2020-12-18

How to Cite

Sinãni, M. C. F., Calves, K. W., & Paes, P. C. D. (2020). O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–11. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119

Issue

Section

Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality