Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino de Ciência. Formação de Professores.

Resumo

Diversos são os desafios dos professores do Ensino de Ciências no contexto escolar, entre eles, pode-se citar: a ausência de interesse, pelos alunos, em relação aos conteúdos, a dificuldade para criar e implementar estratégias pedagógicas que possibilitem a construção do conhecimento científico e ações pedagógicas que permitam a participação de alunos com ou sem deficiência das atividades científicas. Sendo assim, neste trabalho faz-se uma reflexão sobre a importância da Base Nacional Comum Curricular para potencializar o currículo escolar, assim como contribuir para aprimorar a prática pedagógica dos professores ao valorizar temas como Inclusão Escolar e Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Para finalizar, apresenta-se o projeto de extensão “Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências” no qual, por meio de licenciandos de uma universidade federal, disponibiliza Sequências Didáticas, assim como aproximam as Ciências de alunos com deficiência por meio da ACT.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Rodrigues, P. A. A. (2020). Um desafio para a Base Nacional Comum Curricular: o diálogo entre a alfabetização científica e tecnológica e a inclusão escolar. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 150–160. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12285

Edição

Seção

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios