O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD

Autores

  • Tania Jucilene Vieira Vilela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Karla Alexandra Benites Florenciano Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0003-2425-6839

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124

Palavras-chave:

EaD/UFGD. Institucionalização. Letras/Língua Portuguesa/Libras.

Resumo

Este estudo tem como objetivo central analisar a trajetória e o contexto em que ocorre a institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativa utilizando-se como metodologia uma revisão de literatura e uma análise de documentos institucionais da EaD/UFGD, da qual a mesma é o campo empírico para a investigação desta temática. Os resultados obtidos apontam para conquistas positivas obtidas na trajetória da criação deste curso como também para a crescente necessidade de profissionais formados nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Jucilene Vieira Vilela, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Institucionalização

Karla Alexandra Benites Florenciano, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Libras

Referências

ANDRADE, Érica. Estudo da Disciplina de Libras em Duas Licenciaturas no Litoral do Paraná. Divers@ Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos, v. 6, n. 1, p. 39-51, jan/jun, 2013.

BRASIL. Decreto n° 5.626 de 22 de dezembro de 2005, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

BRASIL. Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002, regulamenta a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

BRASIL. Lei nº. 11.153 de 29 de julho de 2005, Dispõe sobre a instituição da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

BRASIL. Decreto nº 5.800 de 08 de junho de 2006, Dispões sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.

BRITO, FB de; NEVES, Sylvia Lia Grespan; XAVIER, André Nogueira. O movimento surdo e sua luta pelo reconhecimento da Libras e pela construção de uma política linguística no Brasil. Libras em estudo: política linguística, v. 1, p. 67-104, 2013.

DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. Análise das vantagens e desvantagens da Libras como disciplina curricular no ensino superior. Revista Cadernos do Ceom, v. 21, n. 28, p. 191-206, 2008.

DOURADOS. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais, 2017.

DOURADOS. Concurso Prefeitura Municipal de Dourados/MS. Disponível em: http://fundacaofapems.org.br/site/2016/02/concurso-prefeitura-de-douradosms/. Acesso em: 14/07/2019.

FELIPE, Tanya A.; MONTEIRO, Myrna S. Libras em contexto: curso básico. Livro do estudante. Brasília, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2001.

KEZAR, Adrianna J. Tools for a Time and Place: Phased Leadership Strategies to Institutionalize a Diversity Ag. The Review of Higher Education , v. 30, n. 4, Summer 2007, pp.413-439 (Article).

KEZAR, Adrianna J.; SAM, Cecile. Institutionalizing Equitable Policies and Practices for Contingent Faculty. The Journal of Higher Education , v. 84, n. 1, January/February 2013, pp. 56-87 (Article). Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/494299/pdf. Acesso em: 18/07/2019.

FLORIANÓPOLIS, Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras Libras. Licenciatura e Bacharelado Modalidade Presencial, 2012.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes , ano XXI, nº 55, novembro/2001.

PALUMBO, Dennis James. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: SOUZA, E. C. B. M. (Org.). A avaliação e a formulação de políticas públicas em educação : leituras complementares. Brasília: MEC: UnB, 1998. p. 35-62, 1994.

QUADROS, R; CAMPELLO, Ana Regina e Souza. A constituição política, social e cultural da língua brasileira de sinais - Libras. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; LOPES, Maura Corcini. Educação de Surdos: Políticas, Línguas de Sinais, Comunidade e Cultura Surda. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010.

QUADROS, Ronice Muller de. Aquisição da linguagem por crianças surdas. LIBRAS. Série Atualidades Pedagógicas, v. 4, n. 3, p. 81-107, 1997.

QUADROS, Ronice Müeller de; STUMPF, Mariane Rossi. Letras Libras EaD. Letras Libras: ontem, hoje e amanhã. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

STROBEL, Karin; PERLIN, Gládis. Teorias da Educação e Estudos Surdos. Florianóplois; UFSC, 2009.

TOLBERT, Pamela S.; ZUCKER, Lynne Goodman. The institutionalization of institutional theory [Electronic version]. In S. Clegg, C. Hardy and W. Nord (Eds.), Handbook of organization studies. London:SAGE,1996,p.175-190. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/fea2/a422be0c4dc9f9b478324e8f41847c8a3cc8.pdf. Acesso em: 18/07/2019.

UFGD. UFGD realiza formatura da 1ª turma de Letras Libras pela EaD. Portal UFGD, 16 de abr. 2018. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/ufgd-realiza-formatura-da-1-turma-de-letras-libras-pela-ead. Acesso em: 18/07/2019.

UFGD. Edital de divulgação CCS Nº 25 de Junho de 2018 https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_divulgacao_CCS_95_resultado_final_cpta2018.pdf

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne; LÍRIO, Larissa. A Disciplina de Libras e a Formação Inicial dos Professores: experiências dos alunos de graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 6, p. 96-104, jan/jun 2011.

VILELA, Tania Jucilene Vieira; ROCHA, Elizabeth Matos Rocha. A implantação e implementação da Educação a Distância na UFGD: reflexo do conteúdo histórico brasileiro. In: REAL; MARQUES (Org.). A UFGD na Memória Científica: Contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação. Livro da UFGD (no prelo a ser publicado no ano de 2019).

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Vilela, T. J. V., & Florenciano, K. A. B. (2020). O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–14. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)