Corpo, práticas corporais e relações de gênero na educação física brasileira: uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10047

Palavras-chave:

Educação Física. Corpo. Relações de gênero. Práticas corporais.

Resumo

A temática gênero/corpo, presente no universo da cultura corporal, diz respeito à configuração de padrões de gênero masculino e feminino e sua relação com corpo e com a motricidade. Diante desse quadro, objetivamos realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática de corpo, práticas corporais e relações de gênero na Educação Física a partir de obras relevantes no campo em questão. Para tanto, desenvolvemos um trabalho de caráter exploratório, configurando uma pesquisa bibliográfica. Desdobramos nosso material epistemológico em duas grandes unidades de registro e análise, a saber: 1- A história do corpo e a Educação Física e; 2- Educação Física, práticas corporais e relações de gênero. Percebemos um movimento atual que vai ao encontro de uma busca de legitimação das práticas corporais a partir dessa onda dos estudos sobre o corpo e gênero que dificilmente será passageira e, portanto, é necessário refleti-la nos seus vários aspectos para que no futuro não estejamos lutando em vão para pensar propostas alternativas em relação aos modelos de vida não normativos. 

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Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação Física na UFRJ e participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ (2015). Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Garcia, R. M., & Pereira, E. G. B. (2019). Corpo, práticas corporais e relações de gênero na educação física brasileira: uma pesquisa bibliográfica. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 153–179. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10047

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo